XXXI Panorama da Música Brasileira Atual

Um dos principais festivais de música contemporânea do país começa nesta sexta, 4/10, na Escola de Música da UFRJ, e conta com o apoio do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música.

Um dos mais importantes e tradicionais festivais de música brasileira contemporânea do país, o Panorama da Música Brasileira Atual tem início nesta sexta-feira, 4/10, na Escola de Música da UFRJ, no Rio (veja a programação completa mais abaixo). Promovido desde 1978 ele é também o festival nacional de música brasileira com maior número de edições. Ao longo desse tempo, fizeram parte de sua programação dezenas de estreias mundiais, interpretadas pelos corpos estáveis da Escola de Música da UFRJ e convidados. São dezenas de músicos, mobilizados para a execução cuidadosa desse repertório, que vem formando um importante acervo criativo. A seguir, confira a apresentação que o porfessor Roberto Macedo – que ao lado do também professor Alexandre Schubert é coordenador da iniciativa – escreveu para esta edição do evento.

Depois de quatro décadas e meia de existência, o Panorama da Música Brasileira Atual convém ser visto não só como apenas uma mostra de música contemporânea patrocinada pela nossa universidade. Antes, tornou-se um evento emblemático da vida musical da cidade e, por que não dizer, do país. Essa posição lhe é conferida por sua característica abrangente, no qual são colocados lado a lado algumas das figuras renomadas no cenário da música contemporânea e muitos recém egressos e estudantes dos cursos de composição das universidades brasileiras. Desde a sua fundação, em 1978, tal tem sido uma das suas principais diretrizes, sendo que essa marca vem complementada pela, sempre benvinda, diversidade de concepções estéticas e de técnicas de composição, cuja vigência se dá em um espectro bastante amplo e que muitas vezes se vêm reunidas em um só momento, em um único concerto, propiciando ao público a vivência de uma escuta plural e aberta. 

Um outro fator que atrai a atenção, em especial nos últimos vinte anos, é a presença crescente de obras de autores(as) de outras regiões do Brasil, se estendendo até mesmo a composições provenientes de músicos brasileiros residentes no exterior. Essas são características que tem colocado o Panorama no lugar de destaque que atualmente ocupa na agenda artística da Escola de Música. 

Contudo, no caso da atual edição, o evento se vê revestido de um aspecto de relevância singular. No início de 2024 o Panorama foi oficializado como um projeto de extensão da Universidade, institucionalizando-se, portanto, como um conjunto de atividades que, doravante, hão de se desdobrar ao longo de todo o ano. Assim, ele faz-se presente ao longo de toda agenda artística da Escola, abrindo de forma contínua o espaço à divulgação da produção mais recente dos(as) compositores(as) brasileiros, jovens e veteranos(as), o que até então era reservado apenas à janela aberta durante a mostra bienal. 

A atual edição homenageia duas personalidades, por muito tempo atuantes como professores de composição no ambiente universitário, e que ajudaram a formar compositores(as) que hoje exercem seu ofício com notável excelência, brilhando tanto no cenário nacional como internacional. São eles: o professor e compositor Paulo Costa Lima, que completou recentemente 70 anos, docente aposentado da Escola de Música da UFBa, e a professora e compositora Marisa Resende, que atuou por muito tempo no Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, tendo agora 80 anos. Além disso, o Panorama, no presente ano, se junta às comemorações do centenário da Orquestra Sinfônica da UFRJ – OSUFRJ, conjunto que esteve presente desde a sua primeira edição. 

Por fim, é preciso considerar o evento como um espaço privilegiado, extremamente favorável ao intercâmbio entre compositores(as), professores(as) de composição, intérpretes. É exatamente nesse espaço onde se vivencia o que de mais concreto há na criação musical e onde, ao mesmo tempo, são compartilhados direta e informalmente as impressões sobre o passado e o presente, bem como as expectativas quanto ao futuro da composição musical brasileira. Nesse espírito, o XXXI Panorama da Música Brasileira Atual, coloca diante do público uma série de nove concertos com várias formações e propostas, totalizando setenta e nove obras, selecionadas entre mais de 150 inscrições, além de uma conferência e uma mesa redonda com a compositora homenageada, Marisa Rezende. 

Roberto Macedo

Coordenador

Programação

04/10 – sexta – 19:00 – Salão Leopoldo Miguez – CONCERTO DA OSUFRJ 

1 – Dança Brasileira – (Roberto Santoro)

2 – Adagio Pretérito (André Codeço)

3 – Velhos Trilhos (Rubens Gatto)

4 – Amores (Celso Mojola)

I – Eros

II – Ludus

5 – José no Egito (Lipe Portinho)

6 – Casulo (Marisa Rezende)*

7 -Soprei o mundo… (Paulo Costa Lima)**

Thiago Tavares (clarone)

Cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ, regência: Thiago Santos

* Homenagem aos 80 anos da compositora Marisa Rezende

** Homenagem aos 70 anos do compositor Paulo Costa Lima

07/10 – segunda – 11:30 – Salão Leopoldo Miguez – Concerto

1 -Eis-me o vento, entre o Ocidente e o Oriente (Bruno Yukio)

Eduardo Monteiro, flauta

2 – A máquina do mundo (Arthur Kampela)

Vicente Alexim, clarone

3 – Hot Box IV (Daniel de Souza Mendes)

Pedro Bittencourt, sax; Fernando Pereira, violino e Fábio Adour, guitarra

4 – Disorder (Daniel Moreira)

   Tiago Calderano, vibrafone; Cristiano Vogas, piano

5 – Namazu – Bestiarium vol. 2 #2 (Luigi Antonio Irlandini)

Tiago Calderano – tímpanos

6 – Mandiba (Paulo Rego)

UFRJazz – regência: Julio Merlino


07/10 – segunda – 15:00 – Edifício Ventura – sala 2119 – Conferência

Conferência: “Paramorfologia de Motivos”

prof. Dr. Alexandre Eisenberg

A conferência versa sobre os motivos como principal ferramenta composicional e interpretativa – e portanto cognitiva – de unificação do discurso musical. É apresentada a problemática da conceituação de motivo e da relação dos motivos com a hierarquia morfológica das obras musicais. Vários exemplos de análise motívica serão apresentados e comentados, bem como uma discussão sobre a incompatibilidade entre hierarquia morfológica e hierarquia redutiva. É um assunto de interesse comum tanto para compositores / professores de teoria musical como para intérpretes, pois a compreensão do papel dos motivos é fundamental para uma boa interpretação musical.



07/10 – segunda – 19:00 – Salão Nobre do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo) – Concerto

1 – Música da Morte (Leonardo Paz)

2 – Kyrie – Credo (Cristiano Galli) 

3 – Com o meu Coração (Helder Oliveira)

Coro Brasil Ensemble – regência: Maria José Chevitarese

4 – Brasiliana nº 3 (Alexandre Schubert)

I – Prelúdio

II – Acalanto

III – Maracatu

IV – Frevo

flauta: Geisa Felipe

5 – Boaiá (Juan Felipe Vasquez Rincon)

Paulo Pedrassoli, violão

6 – Moldura VIII (Gustavo Bonin)

Jeferson Nery, oboé

7 – Para os olhos a nuca é um mistério (Rodrigo Marconi)

Moisés dos Santos, clarinete; Nayara Tamarozi, violoncelo

8 – Duo nº 1, para trombones (Jonas Hocherman)

João Luiz Areias e Leandro Dantas, trombones

9 – Fantasia (Álvaro Carrielo)

Thiago J. da Costa, violino; Carlos Tavares, viola; Daniel Silva, violoncelo

10 – Suíte para Quarteto de Sopros (Eduardo Biato)

I – Alegre Decidido

II – Calmo

III – Minueto

IV – Giga

11 – Invenções, Interlúdios e Ritornellos Imperfeitos (Rodrigo Cicchelli)

Quinteto Villa-Lobos – Rubem Schuenck, flauta; Rodrigo Herculano, oboé; Cristiano Alves, clarineta; Philip Doyle, trompa; Aloysio Fagerlande, fagote

08/10 – terça – 11:30 – Salão Leopoldo Miguez – Concerto

1 – As Mariposas do Lago Anil (Caio Csizmar)

Paula Martins, flauta

2 – Baile da Siri (Vitor Alves)

Vitor Alves, piano

3 – Pequeno Frasco de Vidro Contendo Um Líquido Incolor Transparente (Kino Lopes)

Thalyson Rodrigues, piano

4 – Toccata n. 4 (Marcelo Rauta)

Fernando Vago, piano

5 – Meditações aflitas e surtos mântricos (Matheus Bitondi)

Clara Santos, viola; Thalyson Rodrigues, piano

6 – Porto Velho, velho Porto (Claudia Caldeira)

Nailson Simões, trompete; José Wellington, piano

7 – O Sol e o Candeeiro (Ivan Zandonade)

Ivan Zandonade, viola; Ronal Silveira, piano


08/10 – terça – 19:00 – Salão Leopoldo Miguez – Concerto

1 – Quase se cumpriu (Rafael Miranda)

Obra premiada no VI Concurso Minerva de Composição

Madrigal Contemporâneo – regência: Ana Claudia Reis

2 – Pater Noster (Rafael Bezerra)

3 – Toda Vida é Sonho – baseado em poemas de Calderón de la Barca (Lúcio Zandonadi)

Madrigal Contemporâneo – regência: Danielly Souza 

4 –  O colonizador (Vinicius Braga)

Tamara Ujakova, piano

5 – Movimentos Brownianos (Carlos Almada)

I – Um Tango em Oxford Station

II – Um Vulto à Meia-noite

III – Modulações

IV – Blues for Brown

V – Dança Cigana

VI – Passeio em Köenigsberg

VII – Elegia Coreana

VIII – Insônia

IX – O galante Monsieur S.

X – Atribulações Cotidianas

Tamara Ujakova, piano

6 – Vidas Negras Importam (Eli-Eri Moura)

I – Marcus Vinícius

II – João Pedro

III – João Alberto

IV – Evaldo Rosa

V – Finale

Iago Cirino, canto; Kátia Balloussier, piano

7 – Pó, op. 31 (Cyro Delvizio)

8 – Divertimento a Três (Eduardo Camenietzki) 

9- Duas Meditações para Quinteto de Sopros (Marco Antônio Machado)

10 – A Divina Comédia (Matheus Marins)

I – Inferno

II – Purgatório

III – Paraíso

11 – Mini Suíte para Quinteto de Sopros (Gabriel Arnaud)

Quinteto Lorenzo Fernandez – Rômulo Barbosa, flauta; Giovanni Martins, oboé; 

Cesar Bonan, clarineta; Alessandro Jeremias, trompa; Jeferson Souza, fagote

09/10 – quarta – 11:30 – Salão Leopoldo Miguez – Concerto

1 – Neldê Cormar (Hugo Carvalho)

Bernardo Januzzi, violão

2 – Fragmentos (Luiz Wesk)

Victor Santos, flauta; Eduardo Barros, sax

3 – Reminiscências (Diogo Rebel)

Victor Santos, flauta;  João Pedro, clarineta; João Daniel, piano

4 – Devaneios de Quintal (Matheus Queiroz)

ContempoMúsica UFRJ: Antônio Henrique, violino; João Pedro, clarineta; 

Nathan Medeiros, vibrafone; João Trugillo, violoncelo;

coordenação: Alexandre Schubert

5 – Filhos de Noé (Gabriel Barbosa)

I – Sem

II – Cam

III – Jafé

Conjunto de Sax da UFRJ: Pedro Bittencourt, sax soprano; Guilherme Pinheiro, sax alto; Julio Merlino, sax tenor; Eduardo Barros, sax barítono

direção: Pedro Bittencourt

6 – Contranimos 2 (Eduardo Hiroshi)

Tiago Calderano, vibrafone

7 – Re-inventio nº 3 (Edson Santana)

Nathan Medeiros, marimba; Tiago Calderano, vibrafone

8 – Impulsos (J. Orlando Alves)

Tiago Calderano, Nathan Medeiros, Rafael Oliveira e Cleyton Newman (Quarteto UFRJ)

9 – Contatos (Rubens Fonseca)

Tiago Calderano, Nathan Medeiros, Rafael Oliveira e Cleyton Newman (Quarteto UFRJ)

09/10 – quarta – 19:00 – Salão Leopoldo Miguez – Concerto 

1 – Syará n. 3 – Resistência Indígena no Jaguaribe (Tálio Lourenço)

I – Expugnação

II – Taciturnidade

III – Massacre dos 400

Jonatas Weima, sax alto

2 – Barão Geraldo calling for the underworld (Tales Botechia)

Felicia Coelho, flauta

3 – Dança em verde-musgo com poeira violeta (Acácio Piedade)

Kalim Campos, violoncelo

4 – Penasso (Wesley Dantas)

I – Carcará

II – Caburé

III – Rasga Mortaia

Jonatas Weima, Sax Alto; Thiago Tavares, Clarone

5 – Três Canções sobre Poemas de Cecília Meireles (Alexandre Eisenberg)

I – Canção de Outono

II – Ou Isto ou Aquilo

III –  Enchente

Duo Adour: Andrea Adour, canto; Fabio Adour, violão

8 – Jabuticabeira (Marcus Ferrer)

Celso Ramalho, violão requinto; Marcus Ferrer, viola de 10 cordas; 

Bartholomeu Wiese, violão

7 – Divagações morfogenéticas (Roberto Macedo)

Maria Di Cavalcanti, piano

8 – Tocatinha (Rodrigo Camargo)

Kayami Satomi, violoncelo; Marcelo Verzoni, piano

8 – Drei Nachtfragmente (Marcos Lucas)

I – Nachtlied

II – Ein Altes Stammbuch

III – Totentanz

Jonatas Weima, sax alto; Maria Di Cavalcanti, piano

9 – Átimos, op. 19 (Maria Di Cavalcanti)

I – Etéreo

II – Dramático

III – Seresteiro

IV – Tenso

Giulio Draghi e Tamara Ujakova, piano a quatro mãos

10 – the sudden convergence of dissimilars! (Rodrigo Pascale)

Felicia Coelho, flauta; Ariane Petri, fagote; Maria Di Cavalcanti, piano

10/10 – quinta – 15:00 – Edifício Ventura – Sala 2116 – Encontro com a compositora Marisa Rezende

  • Mesa Redonda: Encontro com a compositora Marisa Rezende

mediação: Marcos Nogueira, com a participação de Marisa Rezende, Mario Ferraro e Alexandre Schubert.

10/10 – quinta – 19:00 – Salão Leopoldo Miguez – Concerto

1 – Variações sobre um tema de Ronaldo Miranda (Dimitri Cervo)

Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ

Arthur Figueiredo, flauta; Igor Uriel Marques, oboé; Carlos Leandro Nascimento da Silva, clarineta; Davi Antunes Pereira, trompa; Gabriel Reis, fagote

Coordenação: Aloysio Fagerlande

2 – Por Todas as Bandas (Marcelo Jardim)

3 – Aruã (Marcos Nogueira)

4 – Concerto para Dois Violoncelos e Orquestra de Sopros, op. 232 (Liduino Pitombeira) 

solistas: Duo Santoro – Ricardo Santoro e Paulo Santoro (violoncelos)

5 – Brancaleone (Jayme Vignoli)

6 – A Banda Sinfônica (Tim Rescala)

Marcelo Coutinho, barítono

Orquestra de Sopros da UFRJ – regência: Marcelo Jardim

11/10 – sexta – 19:00 – Salão Leopoldo Miguez – Concerto

1 – Pater Noster (Carlos José de Lyra)

2 – Mosaico nº 1 (Italo Spinelli)

Obra premiada no VI Concurso Minerva de Composição

3 – Kyrie (Matheus Santos)

Conjunto Sacra Vox – regência Valéria Matos

4 – De Naturae Natura (Henrique Vaz) 

Cláudio  Bezz, difusão

5 – Seco Sertão (Riccieri Paludo) 

Cláudio  Bezz, difusão

6 – Constructo (Caio Sobral)

  Caio Sobral, difusão

7 – Fragmentos do Ocaso (William Lentz)  

Cláudio  Bezz, difusão 

8 – Espólios de um Território em Formação Salitre (Henrique Correia) Henrique Correia, difusão

9 – Jena Diario Si a Lua (Ivan Simurra) 

Ivan Simurra, difusão

10 – Fragmentos de Caminhos (Alexandre Fenerich)

Alexandre Fenerich, difusão

11 – Furnas II  (Felipe Ribeiro)

Thiago Tavares, clarone; Felipe Ribeiro, difusão

Orquestra Sinfônica da UFRJ – OSUFRJ

direção artística: André Cardoso

regência: Thiago Santos

Violino I

Dâmaris Santos (spalla)

Priscila Rato

Talita Vieira

Ricardo Coimbra

Ana Catto

Her Agapito

Violino II

Andréia Carizzi

Lucas Alvares

Inah Pena

André Bukowitz 

Violas

Cindy Folly

Thais Mendes

Ivan Zandonade

Cecília Mendes

Violoncelos

Eleonora Fortunato

Gretel Paganini

João Bustamante

Mateus Cecatto

Contrabaixos

Tarcísio Silva

Voila Marques

Orquestra de Sopros da UFRJ

direção artística e regência: Marcelo Jardim

piccolo

João Pedro Souza

flauta 1

Arthur de Sousa

Jean Gabriel

flauta 2

Maria Luiza Costa
Júlia Martins
Ana Márcia Souza

oboé 1

Igor Uriel

oboé 2

José Eduardo Bezerra
Queren Souza

corne-inglês

Pierre Jatoba

fagote 1

Jeferson Souza

fagote 2

Paulo Andrade

clarineta Eb (requinta)

João Pedro Souza

clarineta Bb 1

Gabriel Peter

clarineta Bb 2

Igor Carvalho

clarineta Bb 3

Carlos Leandro Nascimento

clarineta baixo Bb

Thiago Tavares

sax alto 1

Rodolfo Fontoura

sax alto 2

Esdras Lucas

sax tenor

Lucas Marins

trompa F 1

Tiago Carneiro

trompa F 2

Davi Antunes

trompa F 3

Mateus Lisboa

Cláudia Dias

trompa F 4

Kaiky dos Santos

Marcos Antônio da Silva

trompete Bb 1

Hardman Rodrigues

Eduardo Rosa

trompete Bb 2

Leonardo dos Santos
Reinaldo Godoy

trompete Bb 3

Gabriel Jorge

trompete Bb 4

Thiago Elias

trombone 1

Matheus Luiz Silva

trombone 2

Felipe dos Santos

trombone 3

Fernando Abner

Trombone baixo

Wesley Lucas

Eufônio (BC)

Juan Carlos Faitanin

tuba

Silas Soares
Davi de Azevedo

contrabaixo

Vinicius Pereira
Wendel Cruz

harpa

Giovana Sanches

tímpanos

Matheus Barros 

Cleyton Newman

Percussão

Marcos Antônio Ribeiro

Johnny Rodrigues

Wesley Damasceno

Railson de Paula

João Godoy

Nathan Medeiros

UFRJazz

direção musical e regência: Julio Merlino

Sax alto

Rodolfo Fontoura, Lucas Marins

Sax tenor

Jhonatan Spitz, Dominique Rabello

Sax baritono

Edu Barros

Trompetes

Thiaguinho, Lucas Tavares, Gleydson Maciel

Trombone

 Everson Moraes

Guitarra

 João Vitor Botelho

Piano

Renan Francioni

Baixo

Miguel Dias

Bateria

Joca Moraes

Coro Brasil Ensemble

Regência: Maria José Chevitarese

Assistente: Mathew Collins

Piano: André Santos

Sopranos

Ana Caroline Nascimento de Vasconcelos, Carla Garcia, Caterina Benedetto Scaini, Edilene Melo, Ester Melo, Gisele Abrantes, Vitória Santana Anhetti. 

Mezzos

Beatriz Silva dos Santos, Esther Santiago, Luana Nascimento, Nicole Costa, Yeles Raquel Gomes 

Tenores

André Cisco, Bernardo Arume Rulff, Jordan Augusto Rodrigues de Carvalho, Lucas Onei Puppin, Matthew David Collins.

Barítonos

Cristóbal Rioseco, David Grundelius, Dário Rocha, Feliciano de Castro Comé,, Lucas Fernandes, Marcos Paulo, Tiê Kühl.

Conjunto Sacra Vox

Regente: Valéria Matos 

Assistente de Direção: Bruno dos Anjos 

Assistente de Preparação Vocal: Marcus Gerhard 

Pianista Acompanhador: Rafael Lima 

Equipe de Comunicação e mídias: Ashley Menezes, Keline Moura e Natan Vianna 

O CONJUNTO SACRA VOX é um projeto de extensão e Grupo Artístico de Representação Institucional – GARIN da Escola de Música – UFRJ. O projeto Conjunto Sacra Vox, está sob a coordenação e direção da Profa. Dra. Valéria Matos. Toma como referência o gênero sacro, realiza pesquisas e difunde a produção coral brasileira, coloca em visibilidade uma vertente expressiva da memória cultural do país, estimula a produção de novas composições sacras e realiza parcerias com outras instituições. Apresenta um currículo com centenas de concertos, apresentações didáticas, programas de rádio, TV e CDs. 

Cantores:

Sopranos 

Ana Carolina Lobo, Diana Sosa, Julia Felix, Maria Eduarda E. Santo, Marina Guisasola, Sofia Cunha. 

Contraltos

Cecília Fabião, Esther Maria Pereira, Melissa Oliveira, Thaisa Bastos, Zelma Zaniboni. 

Tenores

André Paes, Bruno dos Anjos, Celio Rentroya, Leo Bruno, Marcus Gerhard, Mario Sampaio. 

Baixos 

Bernardo Vieira, José Eduardo Sacramento, Caio Brandão, Calebe Faria, Luiz Felipe Galdino.

Madrigal Contemporâneo

direção artística e regência: Danielly Souza

regência na obra “Quase se cumpriu”: Ana Claudia Reis

Sopranos

Ana Claudia Reis, Carolina Morel e Lina Santoro

Contraltos

Helena Lopes, Macla Nunes e Noeli Mello

Tenores

André Cisco, Cadu Barcelos e João Campelo

Baixos

Cristobal Rioseco, Iago Cirino e Lúcio Zandonadi



Sobre o Panorama:


Coordenação:

Roberto Macedo

Alexandre Schubert

Comissão Organizadora

Roberto Macedo

Liduino Pitombeira

Yahn Wagner

Alexandre Schubert

Comissão de Seleção

Alexandre Schubert

Aloysio Fagerlande

André Cardoso

Carlos Almada

Claudio Bezz

Eduardo Biato

Fernando Pereira

Julio Merlino

Liduino Pitombeira

Marcelo Jardim

Marcos Nogueira

Marcus Ferrer

Maria Di Cavalcanti

Maria José Chevitarese

Pedro Bittencourt

Raphael Paixão

Rodrigo Cicchelli

Rogério Constante

Tamara Ujakova

Tiago Calderano

Valéria Matos

Yahn Wagner