Vanille Goovaerts e Ricardo Herz falam sobre seu processo criativo e mostram seu repertório diversificado, dia 6 de setembro, no Salão Leopoldo Miguez, no Rio, com entrada franca.
O duo formado pela francesa Vanille Goovaerts (violino, rabeca e voz) e pelo brasileiro Ricardo Herz (violino e rabeca) se apresenta no palco do Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ, no dia 6 de setembro, às 19h. Antes disso, no mesmo dia, das 14h às 17h, os instrumentistas dão uma aula aberta sobre seu processo criativo aos alunos da universidade e ao público em geral. As atividades são gratuitas e contam com o patrocínio do Instituto Vale Cultural.
Com um repertório que transita entre composições autorais e clássicos do choro, valsa francesa, forrós, xote, entre outros estilos, o espetáculo do duo é uma verdadeira celebração à diversidade musical. Os músicos se revezam entre violinos, rabecas e canto, proporcionando uma performance vibrante, rica em ritmo, improvisação e lirismo.
Violinista francesa formada em jazz pelo Conservatório de Chambéry, na França, Vanille Goovaerts se apaixonou pela rabeca e pelo forró em 2018. Radicada desde 2019 em SP, além do duo de violino e rabeca com o Ricardo Herz, é integrante do Ronco do Violino, entre outros grupos, além de pesquisar sobre os ritmos no Nordeste brasileiro.
Ricardo Herz é reconhecido por reinventar o violino no Brasil, incorporando técnicas que trazem para a execução do instrumento características da sanfona, da rabeca e do choro. Formado em violino erudito pela USP, ele também lançou o primeiro método online de violino popular brasileiro e já lançou 11 álbuns.
A entrada é gratuita e o Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, fica na Rua do Passeio, 98, próximo à estação Cinelândia do metrô.
Fonte: Escola de Música da UFRJ
Texto base de Julio Longo