Viva Ouro Preto VR é um dos convidados da X-REALITY USP

Apresentação do grupo Cao Laru na Casa da Ópera em Ouro Preto.
Foto: Eduardo Martino

O evento de XR (realidades estendidas), organizado pela LabArteMídia, terá como tema este ano a Ressignificação da Presença. Nada mais oportuno num período atípico como o que vivemos, em que estar presente tomou outros significados em decorrência do isolamento.

O X-Reality USP é dedicado a apresentar e discutir produções recentes em XR, nacionais e internacionais, através de conferências, talks, mesas-redondas, showcases e workshops. No evento, pesquisadores, artistas, produtores e representantes do setor de tecnologia analisam, debatem e apresentam experiências de realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista e vídeos 360.

Eduardo Martino, responsável pela fotografia do Viva Ouro Preto VR, não esconde sua satisfação. “É com grande prazer que vejo este trabalho inserido em um evento de XR na Universidade de São Paulo, cujo campus frequentei por cerca de 10 anos, primeiro na Escola Politécnica, onde estudei engenharia mecatrônica (primeira turma do Brasil), depois da faculdade de filosofia e letras e ciências sociais e onde ainda cursei letras, sem concluir”.

Ele fala sobre a importância do projeto em sua trajetória: “Deixei minha cidade natal, São Paulo, há mais de 20 anos para desenvolver uma carreira internacional no audiovisual. Nos últimos 11 anos, estou baseado no Rio de Janeiro, onde faço mestrado profissional na Escola de Comunicação da UFRJ, explorando as linguagens imersivas e interativas, como a realidade virtual, vídeo 360 e áudio espacializado. No âmbito desse desenvolvimento acadêmico, fiz parte da equipe que realizou o Viva Ouro Preto VR, produzido na última semana antes do início da pandemia. Esse evento será uma interessante oportunidade para conhecer mais sobre o cenário de XR paulista”, diz ele.

Sobre o Ouro Preto VR

A obra, lançada em agosto de 2020 e que você pode assistir aqui no site (https://www.bossacriativa.art.br/realidades), mescla documentário, efeitos visuais e som espacializado (ambissônico) numa experiência pensada para estimular a valorização do patrimônio histórico e cultural. O projeto inicial se concentra na histórica cidade de Ouro Preto, mas há planos para criações semelhantes com foco em outras cidades patrimônio contempladas no projeto Bossa Criativa.

Clique aqui para ler informações adicionais sobre o projeto.

Programação completa e inscrições para o evento em:
www.xrealityusp.com

Para saber mais sobre as Cidades Patrimônio acesse:

https://www.bossacriativa.art.br/automatica/patrimonio