Violões da UFRJ e In-versos no Teatro Dulcina

As atrações da quarta-feira, 21 de setembro, da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, foram os grupos Violões da UFRJ e In-versos (no vídeo acima). O show integrou a série de apresentações do Circuito Proart, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ dentro da programação da Mostra e trouxe um repertório elaborado a partir de criações próprias e do trabalho desenvolvido nas salas de aula com base no estudo de canções da música popular brasileira, contando com convidados especiais. Os ingressos, gratuitos, puderam ser obtidos antecipadamente na plataforma www.sympla.com.br ou retirados diretamente na bilheteria do teatro. 

Desde 2019, as duas formações foram reconhecidas como grupos artísticos de representação institucional pelo Proart/UFRJ. O grupo Violões da UFRJ (acima) foi criado em 2003 pelo professor Bartholomeu Wiese, com o objetivo de oferecer uma prática de conjunto permanente para os alunos do curso de bacharelado em música com habilitação em violão. Para a apresentação no teatro Dulcina, os Violões contaram com a participação do Grupo de Samba e Choro da Associação de Movimento de Compositores da Baixada – AMC (abaixo).

Já o In-versos (acima) tem como proposta resgatar a canção como poesia cantada para o âmbito dos estudos poético-literários, como uma forma de compreendê-la desde o seu movimento originário. A coordenação é do professor Celso Ramalho.

O Circuito Proart

Com uma trajetória de oito anos e parceria com a Funarte, o Circuito Proart é uma ação de caráter artístico e cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Sua proposta é a circulação dos projetos e grupos artísticos vinculados ao Programa de Apoio às Artes (Proart – UFRJ) por diversos equipamentos culturais do estado do Rio de Janeiro e da Universidade. A ideia é oferecer à comunidade acadêmica e também ao público externo espetáculos, exposições e oficinas gratuitas, reafirmando o compromisso do Fórum de difundir e promover a articulação entre a arte e a cultura produzidas pela UFRJ e a sociedade.

A Mostra ATG

A Mostra Arte de Toda Gente realiza edições presenciais e online – estas, com vídeos que podem ser acessados no site do projeto Bossa Criativa https://www.bossacriativa.art.br/ e no canal Arte de Toda Gente no Youtube https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente. A iniciativa é voltada para a divulgação da produção cultural de cidades onde estão localizados pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural do Brasil. Para o Teatro Dulcina, a programação alterna atrações indicadas pelo Bossa Criativa com outras, vindas do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos.