Viagem ao universo da percussão

“O naipe da percussão é de longe o mais diversificado de uma orquestra”, diz Pedro Moita. “Há instrumentos de percussão das mais diferentes origens, formas físicas, características acústicas e meios de obtenção do som. As possibilidades são inúmeras e frequentemente desafiam o percussionista a um novo aprendizado”, afirma o professor.

As videoaulas elaboradas por Pedro e por seu colega Tiago Calderano abordam diversos temas relacionados ao estudo e à performance da percussão, entre eles a notação para esses instrumentos, organização do naipe, o estudo da caixa clara, pratos, triângulo, pandeiro sinfônico, bombo e teclados barrafônicos, percussão múltipla aplicada no naipe, instrumentos típicos brasileiros em Villa-Lobos, cuidados e manutenção dos instrumentos, a importância da rotina de estudos e questões sobre o trabalho e estudo de um percussionista.

“Em meu vídeo introdutório, falo sobre os instrumentos de percussão em orquestras e bandas sinfônicas”, conta Pedro Moita. Há também uma série de vídeos sobre o bombo sinfônico e sobre o pandeiro sinfônico. “Nesses vídeos, procurei abordar aspectos diversos, como história, terminologias, notação e técnica, de maneira que podem ser interessantes não só para percussionistas, mas também para compositores, regentes e quem quiser conhecer um pouco mais sobre o universo dos instrumentos de percussão”, o percussionista.

As aulas dos dois professores no Projeto Espiral são complementares e, juntas, buscam dar uma visão geral da percussão das orquestras, passando por diferentes aspectos. “Preparei os dez tópicos e discuti a relação de cada tópico com meu colega Pedro Moita, que também fez outras dez aulas”, conta Tiago Calderano. “Estudei, preparei o material e passei dois dias no meu quarto de estudo gravando. Com certeza que se fosse ao vivo, presencial, seria mais empolgante, para trocar ideias e tirar dúvidas, mas ficar ali horas gravando, revendo, repetindo, pensando se o jovem do outro lado da tela entenderia a linguagem não foi uma tarefa fácil”, revela.

“Espero que as aulas tenham alcançando seu objetivo, estou completamente disponível para dúvidas e quaisquer sugestões”, diz Tiago Calderano, destacando sua satisfação com a carreira e, também com a participação no projeto: “Gravar as videoaulas para o projeto Sinos me deu ainda mais certeza de que sou muito feliz fazendo o que faço. Acabei de chegar de um mestrado muito proveitoso na Alemanha, e cheio de vontade de pôr para fora toda a experiência vivida nesses dois anos em Colônia. O convite do Professor Leandro Soares, em nome do projeto, veio numa hora ótima”, festeja.

**Tiago Calderano**é mestre em Performance pela Escola Superior de Música de Colônia – Alemanha (Hochschule für Musik und Tanz Köln) na classe de Carlos Tarcha e Dirk Rothbrust (Musikfabrik). Durante o Mestrado, participou como músico convidado na Beethoven Orquestra em Bonn, da Ensamble Musikfabrik (Música Contemporânea), do Festival de Música Nova em Bochum – Alemanha junto com Schlagquartett Köln (Quarteto de Percussão de Colônia) – e de outros eventos internacionais. Durante seu bacharelado, Tiago integrou o naipe de percussão da Orquestra Sinfônica da UFRJ e foi vencedor do Concurso para solista desse conjunto em 2007, do qual segue como integrante. Participou de concertos e gravações com várias formações camerísticas, desde solos a grandes grupos de música de câmara. Gravou o CD *Luminosidade*, dos compositores Sérgio Roberto de Oliveira (Brasil) e Mark Hagerty (EUA).

**Pedro Moita** é percussionista da UFRJ, onde toca na Orquestra Sinfônica e na Orquestra de Sopros e Percussão. É professor do Instituto Brasileiro de Educação Superior Continuada (IBEC), onde ministra aulas de percussão no curso de licenciatura e na pós-graduação em música. No âmbito da música popular, frequenta baterias de blocos carnavalescos e de escolas de samba desde seus 14 anos de idade e, aos 19, foi agraciado, como integrante do conjunto de choro Abrindo o Berreiro, com a Moção de Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Ingressou no doutorado pela Unicamp em 2012.

Pedro Iniciou seus estudos em música na Escola Villa-Lobos e teve aulas particulares com o percussionista Luiz D’Anunciação por mais de cinco anos. Na UFRJ, obteve o título de Mestre em Música e formou-se com diploma Magna cum laude no Bacharelado em Percussão. Complementou sua formação com aulas e oficinas de percussionistas de especialidades distintas.

**Assista às videoaulas de Percussão e de outros temas aqui no site do Projeto Sinos – Sistema Nacional de Orquestras Sociais.**