Masterclass com Matthew Abernathy e concerto com o Coral Infantojuvenil da UFRJ e o Master Chorale of Tampa Bay marcaram o dia 27 de junho com música e intercâmbio cultural no Rio de Janeiro
No dia 27 de junho de 2025, a música foi a grande protagonista de um intercâmbio cultural emocionante entre o Brasil e os Estados Unidos. Pela manhã, a Escola de Música da UFRJ recebeu mais uma edição do Projeto Master Classes, conduzida por Matthew Abernathy, da Michigan University, com foco na obra Requiem, de Mozart. À noite, o Coral Infantojuvenil da UFRJ e o Master Chorale of Tampa Bay se uniram em um concerto inesquecível na Igreja São Francisco de Paula.
Durante a masterclass, realizada na Sala Francisco Manoel (Rua do Passeio, 98 – Centro), estudantes e participantes da comunidade tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos com um dos principais regentes do cenário coral norte-americano. A atividade contou com a participação de integrantes do Master Chorale of Tampa Bay, grupo reconhecido internacionalmente por sua excelência técnica e repertório de alto nível.
Já à noite, a Igreja São Francisco de Paula (Largo de São Francisco, s/n – Centro, RJ) esteve repleta para o concerto gratuito que reuniu o Coral Infantojuvenil da UFRJ e o Master Chorale of Tampa Bay. Sob regência de Maria José Chevitarese e Matthew Abernathy, os corais encantaram o público com interpretações emocionantes e momentos de grande sensibilidade musical.
A energia compartilhada entre os jovens cantores, os músicos visitantes e o público presente tornou a noite verdadeiramente especial.
O evento contou com o apoio da Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Escola de Música da UFRJ e Programa Arte de Toda Gente.
Confira abaixo os registros desses momentos de aprendizado, troca e celebração da música coral.







