Entre os dias 25 e 28 de agosto, as cidades mineiras de São João del Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa receberam o Festival de Música Brasileira no Bicentenário da Independência, evento composto por uma série de masterclasses e concertos que contarão com a participação de músicos locais e com a USP Filarmônica. Promovido em parceria pela orquestra com o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da USP (NAP-CIPEM) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), o evento teve como fio condutor o contexto dos 200 anos de Independência do Brasil, com um repertório dos séculos XVIII, XIX e XX, de diversos autores. O Sinos é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
As atividades do festival se iniciaram no dia 25 de agosto, com um grande ensaio para coro e orquestra que reuniu todos os músicos participantes no Conservatório José Maria Xavier, em São João del Rei. O programa foi depois apresentado nos dias seguintes em Prados (dia 26), Resende Costa (27), Tiradentes (27) e São João del Rei (28); e é fruto das pesquisas e do trabalho editorial do NAP-CIPEM, coordenado pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi em parceria com o projeto Sinos. A iniciativa inclui a edição e disponibilização das partituras pelo Repertório Sinos e visa ampliar o repertório didático a ser apresentado pelas orquestras de projetos sociais no Brasil.
Quase todo o repertório gira em torno dos séculos XVIII, XIX, incluídas as canções folclóricas do início do século XX e no contexto do Bicentenário da Independência; há autores anônimos e há, também, dois dos maiores nomes da música mineira do século XVIII, Manuel Dias de Oliveira e José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. A exceção são os europeus Mozart e Boccherini – que terão apresentadas obras específicas, que assinalam sua aproximação com seus contemporâneos brasileiros.
O evento se destacou pela inserção dos músicos locais de São João del Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa, que não apenas participarão ativamente das masterclasses, como também atuarão nos concertos como músicos instrumentistas e cantores com a USP Filarmônica.
A programação completa
25 de agosto, quinta-feira
19h – Ensaio com todos (coro e orquestra) em São João d’El Rey (Conservatório José Maria Xavier de São João d’El Rey)
26 de agosto, sexta-feira
16h – Masterclasses na Lira Ceciliana, em Prados
20h – Concerto na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Prados
27 de agosto, sábado
10h – Concerto na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Resende Costa
11h – Masterclasses, em Resende Costa
17h – Masterclasses na Orquestra e Banda Ramalho, em Tiradentes
19h – Concerto na Igreja de São João Evangelista, em Tiradentes
28 de agosto, domingo
11h – Concerto na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em São João d’El Rey
Repertório coral sinfônico a ser apresentado, regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.
Anônimo brasileiro (primeiro quartel do século XIX)
Lundum (pesquisa no Brasil entre 1817-1820 por von Martius e edição por Theodor Lachner, em Munique, ca. 1825).
Anônimo carioca (segundo quartel do século XIX)
Lundum – dança popular brasileira (editado no Rio de Janeiro, pelos irmãos Laemert, ca. 1835), com arranjo, orquestração e harmonização de Rubens Russomanno Ricciardi.
Luigi Rodolfo Boccherini (Lucca, 1743 – Madri, 1805)
Fandango (Madri, 1799)
Anônimo carioca (século XIX)
Moreninha – modinha imperial, com introdução, arranjo e harmonização de Rubens Russomanno Ricciardi.
Anônimo baiano (século XVIII)
Recitativo e Ária (Bahia, 2 de julho de 1759)
Anônimo de Prados (primeira metade do século XIX)
Duas modinhas pradenses (ca.1820), com introdução, arranjo, orquestração e harmonização de Rubens Russomanno Ricciardi.
Anônimos brasileiros (primeira metade do século XX)
Três canções populares, com arranjo e harmonização de Heitor Villa-Lobos e orquestração de Olivier Toni
I) Rosa amarela
II) O bastão
III) Estrela é lua nova
Manuel Dias de Oliveira (?, 1734/35 – Vila de São José, hoje Tiradentes, 1813)
Miserere – moteto em Ré maior (Vila de São José, provavelmente final do século XVIII)
Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 1756 – Viena, 1791)
Ave verum corpus – moteto em Ré maior (Baden junto a Viena, 1791)
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (?, 17?? – Rio de Janeiro, 1805)
Salve Regina (Arraial do Tejuco, 1787)
Tercio (Arraial do Tejuco, 1783)
A USP Filarmônica
Fundada em fevereiro de 2011, a USP Filarmônica é formada por estudantes bolsistas da universidade. A USP Filarmônica mantém ensaios na Sala de Concertos da Tulha e agenda artística de concertos sinfônicos e récitas de óperas em Ribeirão Preto e em São Carlos, além de se apresentar especialmente em outras cidades. Rubens Russomanno Ricciardi (diretor de orquestra e maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística desde sua fundação. Mais informações sobre a orquestra estão em https://sites.ffclrp.usp.br/uspfilarmonica/.
Serviço
Concertos Sinos – Festival de Música Brasileira no Bicentenário da Independência com a USP Filarmônica
Quando | de 26 a 28 de agosto de 2022
Onde | São João del Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa (todas em MG)
Parcerias locais
Centro de Referência Musicológica José Maria Neves, em São João del Rei
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Lira Ceciliana, em Prados
Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Resende Costa
Igreja de São João Evangelista e Orquestra e Banda Ramalho, em Tiradentes
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em São João del Rei
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Curadoria | Escola de Música da UFRJ
Fotos de Divulgação