A USP Filarmônica, continuando a parceria com o Sinos – Sistema Nacional de Orquestras Sociais, apresentou mais um concerto dedicado aos compositores brasileiros, com obras de José Maurício Nunes Garcia, Alberto Nepomuceno, José Siqueira, Radamés Gnatalli, Chiquinha Gonzaga, Tulio Mourão, Sérgio Di Sabbatto e Hudson Nogueira. Com regência do maestro convidado Marcelo Jardim, professor da Escola de Música da UFRJ, foram apresentados dois concertos no interior do estado de São Paulo – o primeiro em Ribeirão Preto, no Theatro Pedro II, dia 30 de maio, às 20h; e o segundo em São Carlos, no Teatro Municipal, dia 31 de maio, às 20h, ambos com lotação esgotada. As obras apresentadas tiveram registro audiovisual e serão publicadas aqui no site do Sinos, passando a integrar o repertório da série Música Brasileira para Orquestras.
Programa (sem intervalo)
José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)
Suíte em Si bemol maior CPM 234, com orquestração de Ernani Aguiar
Tulio Mourão (1952)
Poema da Purificação, com orquestração de Marcelo Jardim
Alberto Nepomuceno (1864-1920)
Ave Maria, com orquestração de Marcelo Jardim – estreia da versão
Solo de Gabriela Vian
Radamés Gnatalli (1906-1988)
Canções Populares do Brasil nº 4 (Cantiga de Cego, Sambalelê, Foi numa noite calmosa e Canto do Trabalho)
José Siqueira (1907-1985)
Toada – da Primeira Suíte Nordestina
Sérgio Di Sabbatto (1955)
Segunda Suíte para orquestra
I – Prelúdio
II – Cantilena
III – Dança
IV – Ária
V – Tocata
Chiquinha Gonzaga (1847-1935)
Valsa Carlos Gomes – valsa brilhante, com orquestração de Paulo Aragão
Hudson Nogueira (1968)
Suíte Brasileira de Bolso
I – Coreto
II – Ciranda
III – Choro-canção
IV – Samba
A USP Filarmônica
A USP Filarmônica é a única orquestra de Graduação da USP, contando com estudantes bolsistas em seus quadros, cumprindo rigorosamente as atividades-fim de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade pública e gratuita. A USP Filarmônica, atrelada ao NAP-CIPEM da FFCLRP-USP e com participação permanente no festival Música Nova “Gilberto Mendes”, busca sempre a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto dinâmico entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Com sua série Concertos USP em Ribeirão Preto (Theatro Pedro II) e em São Carlos, além da atuação em outros centros, todos as apresentações musicais e récitas de óperas da USP Filarmônica são gratuitas e abertas ao público em geral. A direção artística está a cargo dos maestros Rubens Russomanno Ricciardi e José Gustavo Julião de Camargo.
Marcelo Jardim, maestro
Diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor-orientador do PROMUS – Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. É doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; mestre e bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É diretor executivo do programa Arte de Toda Gente pela parceria Funarte-UFRJ, o que inclui o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil – Sinos, o Bossa Criativa e Um Novo Olhar, entre outros. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda. Atua em concertos e festivais em todo o Brasil e em demais países da América Latina, assim como nos Estados Unidos e em países da Europa. Dentre seus projetos de pesquisa estão A Banda do Villa, com resgate da obra de Villa-Lobos para banda, e encomenda de novas obras para bandas sinfônicas.
Concertos Sinos e as publicações de partituras
Umas das principais ações do projeto Sinos se dá pela publicação de partituras de compositores brasileiros, de todos os períodos. Constantemente são encomendadas obras para compositores, com base na Tabela de Nivelamento Técnico do Sinos, que direciona a escrita para uma base em progressão de dificuldade pedagógica. E somam-se edições de obras do repertório do século XIX e XX, que ainda não tiveram edição ou que estejam em manuscrito. Todo o repertório é gravado para que oferecer um registro de referência, o que auxilia a preparação por parte de orquestras vinculadas aos projetos sociais. Foram mais de 60 encomendas e aproximadamente 200 edições preparadas, as quais gradativamente estão sendo disponibilizadas, gratuitamente, aqui no site.