Receita que tem séculos de história, o Bricelet (foto), um biscoito fino típico de São Cristóvão, SE, foi recentemente reconhecido oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe (leia mais sobre esse processo aqui). Essa “relíquia gastronômica” é tema de um novo vídeo da Mostra Virtual São Cristóvão, produzida pelo projeto Bossa Criativa e que conta com apresentações e depoimentos sobre história, patrimônio arquitetônico e as variadas manifestações culturais da cidade sergipana, que acaba de completar 432 anos em 1º de janeiro de 2022. A seguir, saiba mais sobre essa delícia regional e confira uma entrevista com Dona Vera Gomes, atual guardiã de sua receita.
Confira os vídeos da Mostra Virtual São Cristóvão aqui no site e no canal Arte de Toda Gente no Youtube.
Um pouco da história
Fundada no início do século XVII em São Cristóvão, a Santa Casa de Misericórdia entrou em decadência no século XIX, sendo ocupada pelo Lar Imaculada Conceição a partir de 1911 e prestando relevantes serviços à comunidade carente da cidade. A venda de biscoitos finos produzidos ali, com massa bem leve e sabor de laranja, conhecidos como Bricelets, ajudaram a manter a ordem religiosa. A iguaria se consolidou como um elemento representativo da cidade, a quarta mais antiga do Brasil.
De origem Suíça, o Bricelet é uma herança das freiras beneditinas que viveram em clausura durante um longo período em São Cristóvão. Com o fim das atividades do orfanato era mantido por elas no local, a produção dos Bricelets, passou para os antigos funcionários, Dona Vera Gomes e Manoel Santos. A eles coube a responsabilidade de manter viva essa história, sendo também uma fonte de renda.
Natural de Aracaju, Sergipe, Dona Vera Gomes (foto) mora em São Cristóvão desde os oito anos e menciona o amor como ingrediente fundamental dessa receita singular, com sabor de laranja, que há décadas encanta moradores e turistas.
A seguir, um curto bate-papo com a herdeira e guardiã dos Bricelets:
Por que o Bricelet é considerado o tesouro de São Cristóvão?
Porque ele é um patrimônio cultural daqui, é um biscoito delicado e feito com muito amor.
Como se sente sendo a herdeira e guardiã dos Bricelets?
Me sinto honrada por essa confiança que me foi dada e é por isso que faço com amor e dedicação.
Outros já aprenderam a receita com você? Qual é o grande segredo dos Bricelets?
Sim, já ensinei meu esposo, filha, irmã, sobrinha e cunhadas, que também preparam a receita. O segredo é trabalhar com amor, paciência, dedicação, humildade e fé.
Para quem ainda não conseguiu visitar São Cristóvão, há como pedir os Bricelets de outras partes do Brasil?
Pode sim, é só fazer o pedido e mando pelos Correios, sendo que a pessoa que pedir pagará o envio.*
Como foi saber que os famosos Bricelets se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe?
É um sonho que se torna realidade. Só tenho a agradecer por este título. Minha gratidão a todos que fizeram isso acontecer! Deus abençoe.
Assista todos os vídeos da Mostra São Cristóvão aqui no site e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.
(*) Eis os perfis da Casa dos Bricelets nas redes sociais, para pedidos:
https://www.facebook.com/casadosbricelets
https://www.instagram.com/casadosbricelets
Fotos: Daniela Santos/Divulgação