Mais de 50 artistas e agentes culturais que atuam em uma das mais conhecidas cidades históricas do Brasil são os protagonistas da Mostra Virtual Bossa Criativa – Arte de Toda Gente Ouro Preto, que começou no dia 25/1. Em 12 vídeos, que foram postados semanalmente, um panorama variado da arte e da cultura locais é mostrado – e “conversado” – por seus próprios criadores. Produzida com o apoio local e curadoria da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, a Mostra fez parte do projeto Bossa Criativa, que integra o programa Arte de Toda Gente e é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
A Mostra foi aberta com a estreia de “Ouro Preto: dos telhados às Minas Gerais”, com artistas plásticos que retratam a paisagem da cidade e da região mineradora. Participaram: Tunico dos Telhados (obra no alto), Carlos Bracher (acima, retratando Milton Nascimento), Fani Bracher (ao lado), Cor Jesus (na foto da chamada) e Tirrusca. Apresentou-se, em seguida, “A palavra visual”, espetáculo dedicado à poesia, artes gráficas, literatura, performance e audiovisual com os artistas Guilherme Mansur e Julliano Mendes. Os vídeos estão disponíveis no site www.bossacriativa.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. A cada semana, foram liberados dois novos documentários. Confira a relação completa de vídeos no final deste texto.
Ao longo da série, são abordadas algumas das manifestações artísticas e culturais, individuais e coletivas, que alimentam a vida, a alma, as ruas e o imaginário de Ouro Preto e de seus distritos. Obras e atividades que acontecem e se desenvolvem diretamente influenciadas por suas paisagens e tradições. Na pauta, artes plásticas, poesia, artes gráficas, literatura, performance, audiovisual, fotografia, artesania, conservação e restauração, bordado, receitas tradicionais, folia, patrimônio histórico, congado e música (samba, choro, bandas, música mineira, música instrumental e percussão). Artistas, artesãos, grupos; obras e processos de criação e sua relação afetiva com a cidade são apresentados em conversas informais nas soleiras das portas, ao pé do fogão, nas bocas das minas, nas oficinas de fundo de quintal, nos adros das igrejas, na Casa de Ópera, no aconchego das salas e ateliês em sobrados centenários.
Um dos pontos mais destacados do projeto Bossa Criativa é justamente envolver artistas, artesãos e outros criadores de cada local em que promovem suas atividades, para valorizar as artes, a economia criativa e a cultura desses lugares como um todo.
Os vídeos da mostra:
● OURO PRETO: DOS TELHADOS ÀS MINAS GERAIS (artistas plásticos que retratam a paisagem de Ouro Preto e da região mineradora), com Tunico dos Telhados, Carlos Bracher, Fani Bracher, Cor Jesus e Tirrusca.
● A PALAVRA VISUAL (poesia, artes gráficas, literatura, performance, audiovisual), com Guilherme Mansur e Julliano Mendes.
● ARTESANIA NA ARTE CONTEMPORÂNEA (artistas plásticos contemporâneos que desenvolvem seus trabalhos tendo por referência fazeres tradicionais), com Jorge Fonseca e Advânio Lessa.
● PEDRA-SABÃO HOJE, com Jorge dos Anjos (arte contemporânea), Comunidade de Mata dos Palmitos – D.Dionizia e família (peças utilitárias e decorativas) e Cor Maria (imagens sacras).
● COLETIVO OUTRO PRETO (o Coletivo propõe uma revisão e ressignificação do papel dos negros na história de Ouro Preto), com Du Veloso (engenheiro civil e mestre em geociências), Sidnéia Santos (historiadora e pesquisadora) e Douglas Aparecido (filósofo e poeta).
● FOTOGRAFIA EM OURO PRETO, com Dimas Guedes, Eduardo Tropia, Alexandre Martins e Lucas de Godoy.
● TRADIÇÃO E ARTE NA SEMANA SANTA, com Ana Fátima Carvalho e Ana Célia Teixeira (tapetes Devocionais), Vera Corrêa e filhas (amêndoas) e Damião do Acordeon (seresta).
● REINADO E FOLIA, falando sobre o Reinado (Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rodário e Santa Efigênia) e a Folia (Folia de Reis de Mata dos Palmitos).
● MÚSICA EM OURO PRETO, com Sílvia Gomes e banda (samba), Coletivo Casa Nova Grupo (choro), Celso Alves (música mineira), Marquinho Aniceto (música instrumental) e Kastora (percussão).
● AS BANDAS, com a Banda do Rosário (Sociedades Musicais), a Bandalheira Folclórica Ouropretana e o Zé Pereira dos Lacaios.
● ANNAMÉLIA E A ESCOLA DE ARTE DA FAOP, com Annamélia (artista plástica fundadora da Escola de Arte), Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP e Núcleo de Conservação e Restauração da FAOP.
● BORDANDO A VIDA, com o Grupo de Bordado da FAOP, coordenado por Ana Célia Teixeira (Bordado coletivo), Conceição Romualdo (bordado autoral) e a Casa da Amizade (bordado utilitário).
Ficha técnica:
Equipe FAOP:
Curadoria da Mostra Virtual Bossa Criativa – Ouro Preto: Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP
Presidente: Jefferson da Fonseca Coutinho
Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças: Ana Ceci Mota
Diretoria da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade: Gabriela Rangel
Coordenação geral: Rachel Falcão
Equipe curatorial e de produção em campo: Rachel Falcão e Ana Célia Teixeira
Registro em vídeo, 1ª montagem e 1ª edição: Ricardo Macêdo
Organização do material de referência sobre os grupos e artistas: Lara Brandão e Victória Oliveira
Fotos de Divulgação