Um Novo Olhar presente no Festival do Conhecimento da UFRJ

De 12 a 16 de julho, a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ realizou a segunda edição de seu Festival do Conhecimento UFRJ, com o tema Futuros Possíveis. A proposta deste ano foi apontar caminhos para questões urgentes no futuro da ciência, educação, cultura e meio ambiente. O Um Novo Olhar foi um dos temas abordados em uma mesa de debates com representantes dos projetos do Arte de Toda Gente.

Com 500 atividades ao vivo, 700 gravadas e expectativa de 30 mil participantes, o evento reúniu cientistas, lideranças, artistas e a comunidade universitária para pensar o presente e o futuro.
O tema fala de urgências e também de novas possibilidades de vida, novas linguagens, tecnologias do comum e inovação cidadã para enfrentar os desafios do tempo iminente. Inteligência artificial, cidades sustentáveis, afro futurismo, diversidade, vacinas e mundo do trabalho pós-covid são alguns dos assuntos a serem abordados ao longo cinco dias de evento.

**Convidados especiais**
Participaram das mesas virtuais professores e pesquisadores da UFRJ, como o epidemiologista Roberto Medronho, a engenheira química Leda Castilho (coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac, vacina contra a covid-19) e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Paulo Lee Ho (Instituto Butantan), Marco Krieger (Fiocruz) e Sidarta Ribeiro (UFRN) se juntam à lista, que terá mais de 50 destaques.

O projeto Um Novo Olhar foi tema de uma mesa na forma de live, no dia 13/07, às 9h, com a participação de Marcelo Jardim, coordenador geral dos projetos do Arte de Toda Gente; Patrícia Dorneles,, coordenadora das ações de acessibilidade do projeto; Maria José Chevitarese, coordenadora do projeto; Isadora Machado, produtora de acessibilidade do porjeto; Amélia Rosauro, Diretora da Dirac/UFRJ; Robson Xavier, professor colaborador do projeto e de Vera Lúcia Santiago, supervisora da equipe de audiodesrição do Um Novo Olhar.

Já o Arte de Toda Gente, como um todo, esteve presente em painel temático no dia 14 de julho. Uma mesa de debate se dedicou às tecnologias digitais e a produção cultural na atualidade, através da experiência dos três projetos que integram o Programa Arte de Toda Gente, que envolvem diferentes áreas, como música, patrimônio cultural, artes visuais, teatro, canto coral, ópera e circo. Através do programa, por meio de plataformas online, são promovidos shows, palestras, cursos de capacitação e outras ações pedagógicas gratuitas e inclusivas, reunindo artistas e professores de todo o Brasil. A iniciativa é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade, com a curadoria da Escola de Música e apoio da Escola de Comunicação.

A mesa teve como mediador: Marcelo Jardim, coordenador geral dos projetos do Arte de Toda Gente, e contará, como debatedores, com André Cardoso, coordenador do projeto Sinos; Maria José Chevitarese, coordenadora do projeto Um Novo Olhar, e Tamoio Athayde Marcondes, presidente da Funarte.

**Programação variada**
Os cinco dias de programação do festival englobaram rodas de conversa, debates com especialistas e apresentações culturais. Entre os presentes, estavam nomes como o do líder indígena Ailton Krenak, do ator Lázaro Ramos, da youtuber Nath Finanças, da ministra do STF Cármen Lúcia e da cantora Teresa Cristina.

Mais informações no site do Festival: https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/