Um Novo Olhar oferece gratuitamente oficinas relacionadas a canto coral, ao vivo, no Festival Arte de Toda Gente

Iniciado em julho o Festival Arte de Toda Gente, que reúne dezenas de professores, especialistas e artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Pela primeira vez, em um só evento, estão combinadas de forma complementar atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Lançados ao longo de 2020 os projetos compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

O Festival se iniciou com uma série de oficinas gratuitas e uma parte delas, promovidas pelo Um Novo Olhar, tem como tema o canto coral, sendo destinadas a regentes e professores. Entre os assuntos abordados estão Preparo vocal para coro infantil, Canto coral e percussão corporal, Arranjo vocal e Musicalização e inclusão no canto coletivo.

Estiveram à frente dessas atividades professores participantes do projeto, como Juliana Melleiro, Lucas Ciavatta, Daniel Reginato, Nayana Torres, Crismarie Hackenberg, Zeca Rodrigues e Bianca Almeida. Para participar, foi necessário fazer uma inscrição, pois o número de vagas era limitado a 80 participantes. Veja a relação completa das oficinas oferecidas em julho. Também fez parte da programação o II Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de agosto.

**O que vem por aí**
Em sua sequência, nos próximos meses, o Festival Arte de Toda Gente oferecerá uma série de apresentações e mostras, algumas delas tendo como atrações artistas e grupos de nove cidades em que estão localizados pontos do patrimônio cultural brasileiro – Ouro Preto e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais); Brasília (DF); a cidade do Rio de Janeiro e Paraty (Rio de Janeiro), São Cristóvão (Sergipe); São Luís (Maranhão), Olinda (Pernambuco) e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul).

Na programação, atividades relacionadas à poesia, fotografia, teatro, música, dança, artes plásticas, moda, gastronomia e economia criativa, desenvolvidas em conjunto com as secretarias de cultura, entidades e promotores de cada uma dessas localidades, e que poderão contar, também, com artistas e profissionais com deficiência. Um exemplo disso será a mostra de poesia, do Bossa Criativa, que incluirá poetas surdos.
O Festival Arte de Toda Gente é um evento marcadamente dinâmico que, por sua abrangência, espírito democrático e interativo poderá ter acréscimos em sua programação ao longo dos próximos meses. Essa programação estará disponível no site www.artedetodagente.com.br.

**As oficinas do projeto Um Novo Olhar no Festival**
*Participação mediante inscrição prévia através do link https://forms.gle/sPheV1xCstW7Txi46*

21/07 (quarta)
14h/16h – Oficina “Preparo vocal para coro infantil: reflexões e práticas”, com Juliana Melleiro

22/07 (quinta)
14h/16h – Oficina “ O Passo – música e educação”, com Lucas Ciavatta e Daniel Reginato

23/07 (sexta)
14h/16h – Oficina de Coro “Canto coral e percussão corporal ”, com Nayana Torres

24/07 (sábado)
14h/16h – Oficina de Coro “Voz Positiva – canto, emoções, movimento e bem-estar”, com Crismarie Hackenberg

25/07 (domingo)
14h/16h – Oficina de Coro “Arranjo vocal”, com Zeca Rodrigues

28/07 (quarta)
14h/16h – Oficina “Preparo vocal para coro infantil: reflexões e práticas”, com Juliana Melleiro

29/07 (quinta)
14h/16h – Oficina “O Passo – música e educação”, com Lucas Ciavatta e Daniel Reginato

30/07 (Sexta)
14h/16h – Oficina “Musicalização e inclusão no canto coletivo”, com Bianca Almeida

*Na foto que ilustra esta notícia, da esquerda para a direita, acima e abaixo nas colunas: Hugo Pilger, Lucas Ciavatta, Juliana Melleiro, Pedro Bittencourt, Marco Catto, Crismarie Hackemberg, Mestre Pirulito, Bianca Almeida, Daniel Reginato,
Aloysio Fagerlande e Nayana Torres; participantes do Festival Arte de Toda Gente em fotos de divulgação*