Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música, o projeto Um Novo Olhar é parte do Programa Funarte de Toda Gente vai disponibilizar oficinas de capacitação em arte-educação para professores da rede pública de ensino, e também em regência coral. Suas atividades acontecerão primeiramente apenas online e, em um segundo momento, também presencialmente, em várias regiões do país. O lançamento do projeto foi quarta-feira, dia 29 de julho, às 18h, com uma live transmitida pelo canal Arte de toda Gente, no Youtube, ([Arte de Toda Gente](www.youtube.com/artedetodagente))., e que continua disponível para assistir, no mesmo endereço.
A live foi mediada pelo Diretor artístico, Vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do projeto Um Novo Olhar, Marcelo Jardim, e contou com a participação de Patrícia Dorneles (Coordenadora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ e coordenadora integrada das ações de acessibilidade dos projetos Funarte-UFRJ), Maria José Chevitarese (Canto Coral da UFRJ e coordenadora das ações de coro do projeto Um Novo Olhar), Leila Santos (Centro de Artes Visuais da Funarte), Sara Bentes (cantora, compositora, escritora e atriz deficiente visual) e Robson Xavier da Costa (Departamento de Artes Visuais e Programas de Pós-Graduação da UFPB).
Desenvolvido conjuntamente pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Outro objetivo é ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências e, para isso, haverá a exibição online de performances de artistas, vídeo podcasts (“vodcasts”) sobre arte e acessibilidade e ainda uma série de publicações sobre o tema.