UFRJazz Ensemble no Salão Leopoldo Miguez

Grupo apresenta concerto “Tempos Difíceis – os ritmos do mundo” em 19/07, com entrada franca, na Escola de Música da UFRJ.

Em 19 de julho, às 19h, a UFR­Jazz En­semble apre­sen­ta “Tempos Di­fí­ceis – os ritmos do mundo”, concerto que combina, entre outras, obras de compositores como Her­meto Pa­coal, Carlos Al­mada, Milton Na­ci­mento e Lou­renço Bu­arque e Dave Bru­beck, além de peças com­postas pelo re­gente do grupo, Julio Mer­lino. O espetáculo é gratuito e terá como palco o Salão Le­o­poldo Mi­guez, da Esola de Mú­sica da UFRJ, no Centro do Rio.

O programa de Tempos Di­fí­ceis — os ritmos do mundo:

(Part. es­pe­cial: Lukas Gernet, piano – SUI)

1) Suite Norte Sul Leste Oeste (Her­meto Pas­coal, arr. Wolf­gang Perez)

2) Diás­pora (Carlos Al­mada)

3) Tombo in 7/4 (José Neto, Flora Purim e Diana Mo­reira; arr.: Julio Mer­lino)

4) Blue Rondo a la Turk (Dave Bru­beck, arr.: Julio Mer­lino)

5) 1,375 (Julio Mer­lino)

6) Passo a Passo (Lou­renço Bu­arque)

7) Nova Ci­dade (Julio Mer­lino)

8) Cravo e Ca­nela (Milton Nas­ci­mento e Lô Borges; arr.: Julio Mer­lino)

A UFR­Jazz En­semble

A UFR­Jazz En­semble foi criada a partir da im­ple­men­tação do curso de gra­du­ação em sa­xo­fone pelo pro­fessor José Rua. O grupo é for­mado por alunos da Es­cola de Mú­sica da UFRJ, além de mú­sicos con­vi­dados. Seu repertório é vasto re­per­tório e abrange desde obras ori­gi­nais de com­po­si­tores do sé­culo XX, como Stra­vinsky e Berns­tein, até clás­sicos da mú­sica po­pular bra­si­leira, com di­versos ar­ranjos feitos es­pe­ci­al­mente para o con­junto. Muitos nomes consagrados já atu­aram como con­vi­dados da UFR­Jazz, des­ta­cando-se o trom­bo­nista Raul de Souza, Her­meto Pas­coal, Jo­vino Santos Neto, Júlio Bar­bosa, Gilson Pe­ranz­zetta, Carlos Malta, Ni­valdo Or­nelas e Guinga, entre ou­tros.

A UFR­Jazz En­semble gravou seu pri­meiro CD em 1997 com o tí­tulo de “Jazz na Uni­ver­si­dade”, em que in­ter­pre­tava com­po­si­ções dos mais im­por­tantes com­po­si­tores con­tem­po­râ­neos ame­ri­canos. Foi con­si­de­rado o me­lhor CD do gê­nero gra­vado por uma big band no Brasil. Para co­me­morar seus dez anos, a UFR­Jazz lançou seu se­gundo CD com o tí­tulo “UFR­Jazz En­semble in­ter­preta Júlio Bar­bosa”, o pri­meiro de uma série, que re­gis­trou com­po­si­tores po­pu­lares bra­si­leiros de valor aca­dê­mico. Seu úl­timo CD, “Pai­sa­gens do Rio”, foi lan­çado em 2006, por oca­sião do ani­ver­sário de 70 anos da Rádio MEC com o pa­tro­cínio da Pe­tro­bras.

Os integrantes da UFR­Jazz 2024, 1º semestre:

Sa­xo­fones – Ro­dolfo Fon­toura, Eze­quiel Can­dida, Jho­natan Spitz, Lucas Ma­rins (mo­nitor), Mi­sael Sil­veira, Edu­ardo de Barros (mo­nitor).

Trom­petes – Gelydson Ma­ciel, Lucas Ta­vares, Thiago Elias.

Trom­bone – Fer­nando Abner

Gui­tarras – Ícaro Car­doso (mo­nitor), João Vitor Bo­telho, Gui­lherme Nishi­jima, Lou­renço Bu­arque.

Baixo – Victor Lyra

Ba­teria – Joca Mo­raes e Ro­drigo Sco­field

Di­reção Mu­sical e Re­gência – Julio Mer­lino

Serviço:

UFR­Jazz En­semble em “Tempos Di­fí­ceis – os ritmos do mundo”

Quando: 19/07, às 19h.

Onde: Salão Le­o­poldo Mi­guez da Es­cola de Mú­sica da UFRJ – Rua do Pas­seio, 98, Centro, Rio de Janeiro (pró­ximo à es­tação Ci­ne­lândia do metrô)

Entrada franca

Fonte: Escola de Música da UFRJ

Texto Original de Julio Longo