Grupo apresenta concerto “Tempos Difíceis – os ritmos do mundo” em 19/07, com entrada franca, na Escola de Música da UFRJ.
Em 19 de julho, às 19h, a UFRJazz Ensemble apresenta “Tempos Difíceis – os ritmos do mundo”, concerto que combina, entre outras, obras de compositores como Hermeto Pacoal, Carlos Almada, Milton Nacimento e Lourenço Buarque e Dave Brubeck, além de peças compostas pelo regente do grupo, Julio Merlino. O espetáculo é gratuito e terá como palco o Salão Leopoldo Miguez, da Esola de Música da UFRJ, no Centro do Rio.
O programa de Tempos Difíceis — os ritmos do mundo:
(Part. especial: Lukas Gernet, piano – SUI)
1) Suite Norte Sul Leste Oeste (Hermeto Pascoal, arr. Wolfgang Perez)
2) Diáspora (Carlos Almada)
3) Tombo in 7/4 (José Neto, Flora Purim e Diana Moreira; arr.: Julio Merlino)
4) Blue Rondo a la Turk (Dave Brubeck, arr.: Julio Merlino)
5) 1,375 (Julio Merlino)
6) Passo a Passo (Lourenço Buarque)
7) Nova Cidade (Julio Merlino)
8) Cravo e Canela (Milton Nascimento e Lô Borges; arr.: Julio Merlino)
A UFRJazz Ensemble
A UFRJazz Ensemble foi criada a partir da implementação do curso de graduação em saxofone pelo professor José Rua. O grupo é formado por alunos da Escola de Música da UFRJ, além de músicos convidados. Seu repertório é vasto repertório e abrange desde obras originais de compositores do século XX, como Stravinsky e Bernstein, até clássicos da música popular brasileira, com diversos arranjos feitos especialmente para o conjunto. Muitos nomes consagrados já atuaram como convidados da UFRJazz, destacando-se o trombonista Raul de Souza, Hermeto Pascoal, Jovino Santos Neto, Júlio Barbosa, Gilson Peranzzetta, Carlos Malta, Nivaldo Ornelas e Guinga, entre outros.
A UFRJazz Ensemble gravou seu primeiro CD em 1997 com o título de “Jazz na Universidade”, em que interpretava composições dos mais importantes compositores contemporâneos americanos. Foi considerado o melhor CD do gênero gravado por uma big band no Brasil. Para comemorar seus dez anos, a UFRJazz lançou seu segundo CD com o título “UFRJazz Ensemble interpreta Júlio Barbosa”, o primeiro de uma série, que registrou compositores populares brasileiros de valor acadêmico. Seu último CD, “Paisagens do Rio”, foi lançado em 2006, por ocasião do aniversário de 70 anos da Rádio MEC com o patrocínio da Petrobras.
Os integrantes da UFRJazz 2024, 1º semestre:
Saxofones – Rodolfo Fontoura, Ezequiel Candida, Jhonatan Spitz, Lucas Marins (monitor), Misael Silveira, Eduardo de Barros (monitor).
Trompetes – Gelydson Maciel, Lucas Tavares, Thiago Elias.
Trombone – Fernando Abner
Guitarras – Ícaro Cardoso (monitor), João Vitor Botelho, Guilherme Nishijima, Lourenço Buarque.
Baixo – Victor Lyra
Bateria – Joca Moraes e Rodrigo Scofield
Direção Musical e Regência – Julio Merlino
Serviço:
UFRJazz Ensemble em “Tempos Difíceis – os ritmos do mundo”
Quando: 19/07, às 19h.
Onde: Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ – Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro (próximo à estação Cinelândia do metrô)
Entrada franca
Fonte: Escola de Música da UFRJ
Texto Original de Julio Longo