UFRJazz com repertório latino em Petrópolis

No sábado, dia 20 de agosto, a UFRJazz apresentou em Petrópolis seu concerto Latin Jazz para Big Band. O show faz parte de uma série de concertos temáticos que vem sendo realizado desde 2019 com o grupo, com o intuito de proporcionar semestres letivos imersivos em diferentes gêneros da música popular internacional, com ênfase na música afro-americana. Neste período foram trabalhados grandes compositores e intérpretes da música afro-cubana, suas principais características interpretativas, estilos, ritmos e abordagens de improvisação jazzística.

O programa do concerto:

  • Sandunga – composição de Arturo Sandoval / arranjo de Arturo Sandoval e Ed Calle
  • Reunion – composição de Paquito D’Rivera arranjo de Julio Merlino
  • Salsero Viejo – composição e arranjo de Jeff Jarvis
  • Mira mira – composição e arranjo de Matt Harris
  • Sabor de Cuba – composição e arranjo de Victor López
  • Why not? – composição e arranjo de Michel Camilo, transcrição de Matt Amy
  • Manteca/Mambo Inn/Mambo Influenciado – composições de Dizzy Gillespie, Mario Bauzá e Chucho Valdés, arranjo de Julio Merlino
  • El Primero – composição e arranjo de Julio Merlino

Direção Musical e Regência: Julio Merlino

 

Saxofones: Jhonatan Spitz, Matheus Reis (altos), Lucas Marins, Misael Silveira (tenores), Edu Barros (barítono, monitor)

Trompetes: Hardman (monitor), Facundo Ezequiel, Jonathas Santos e Daniel Oliveira

Trombones: Wil, Davidson Luiz, Victor e Victor Cratinguy

Tuba: Anderson Luiz Cruz da Conceição

Guitarra: Ícaro Cardoso (monitor) e Guilherme Nishijima

Piano: André Calçada e Renan Francioni

Baixo Elétrico: Gustavo Muniz

Bateria: Joca Moraes e Renato Endrigo

 

A UFRJazz

A UFRJazz foi criada em 1995 a partir da implementação do curso de graduação em saxofone da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM-UFRJ) pelo Maestro e então professor de saxofone da UFRJ José Rua. O ensemble destaca-se pela qualidade de seu trabalho dedicado à música instrumental popular brasileira, ao jazz contemporâneo e à música de concerto. 

Sob a direção do professor Julio Merlino, a orquestra é formada por alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de músicos convidados. Possui grande repertório que abrange desde obras originais de compositores do século XX, como Stravinsky e Bernstein, até clássicos da música popular brasileira, com diversos arranjos feitos especialmente para o conjunto. 

Vários músicos já atuaram como convidados da UFRJazz, dentre eles Carlos Malta, Gilson Peranzzetta, Hermeto Pascoal, Idriss Boudrioua, Jovino Santos Neto, Nelson Faria, Raul de Souza, Roberto Menescal e Rildo Hora.  A orquestra é composta por cinco saxofones, cinco trompetes, quatro trombones, tuba e base rítmico-harmônica constituída de guitarra, piano, baixo, bateria e percussão.

A UFRJazz Ensemble gravou seu primeiro CD em 1997 com o título de “Jazz na Universidade” em que interpretava composições dos mais importantes compositores contemporâneos americanos. Para comemorar seus dez anos, a UFRJazz lança seu segundo CD “UFRJazz Ensemble interpreta Júlio Barbosa”, o primeiro de uma série que pretende registrar compositores populares brasileiros de valor acadêmico. 

Seu último CD, “Paisagens do Rio”, é composto inteiramente de obras de autores brasileiros, algumas especialmente compostas ou arranjadas para a UFRJazz. Este disco ainda contou com a participação especial de alguns destes compositores: Carlos Malta, Gilson Peranzzetta, Guinga, Henrique Band e Nivaldo Ornelas. Lançado em 2006, por ocasião do aniversário de 70 anos da Rádio MEC, esta gravação contou com o patrocínio da Petrobrás e foi indicado ao 5º. Prêmio Tim de Música.

 

O professor Julio Merlino é doutor, mestre em música (Composição) e bacharel em saxofone pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Julio Merlino é professor de saxofone na mesma instituição (UFRJ). Com mais de 25 anos de carreira profissional, Julio Merlino tem atuado como instrumentista, compositor e arranjador com diversos artistas no Brasil e no exterior, dentre eles: Alcione, Alma Thomas, Armando Lobo, Carlos Lyra, Clara Moreno, Cris Delanno, Copa 5, Durval Ferreira, Dôdo Ferreira Quarteto, Emílio Santiago, Frevo Diabo, Gilson Peranzzeta, Jane Duboc, Joana Duah, João Donato, Jovino Santos Neto, Kenia Ashby, Kazuo Yoshida, Leny Andrade, Luís Carlos Vinhas, Mark Lambert, Mateus Starling, Nei Lopes, Pascoal Meireles, Rildo Hora,  Roberto Menescal, Thiago Amud, Wanda Sá, Wanderley Cardoso, Wilson Moreira e Zeca Pagodinho. Atualmente, além da direção musical e regência da UFRJazz, Julio Merlino tem se dedicado a diversos projetos artísticos, principalmente com seu quinteto no qual desenvolve um trabalho de experimentação composicional e de performance musical jazzística conjugando elementos da música afro-latina com improvisação post bop e elementos da música europeia dos séculos XX e XIX.