Formado pelo bandeonista Richard Scofano e pelo pianista Alfredo Minetti, o duo Scofano-Minetti foi a atração da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente para o dia 14 de setembro, no Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro (confira trechos nos vídeos). No show “Piazzolla 100”, a dupla prestou um tributo ao grande compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), interpretando alguns de seus maiores sucessos, e também algumas composições próprias. No espetáculo, a dupla contou com as participações do violinista Márcio Sanchez e do contrabaixista Rodrigo Favaro. A Mostra, que ocupa o teatro às quartas-feiras, tem ingressos gratuitos, que podem ser obtidos antecipadamente por meio da plataforma virtual Sympla (https://www.sympla.com.br) ou retirados diretamente na bilheteria.
O espetáculo
Criado para para comemorar os 100 anos de nascimento do compositor argentino, “Piazzolla 100” reúne alguns dos maiores sucessos de Piazzolla, como “Adiós Nonino”, “Libertango” e “Fuga y Misterio”, entre outros, e ainda obras de Osvaldo Pugliese, do próprio Scofano e de outros artistas, que influenciaram ou foram influenciados por Astor. Admirado em todo o mundo, Piazzolla foi o criador do gênero Tango Novo (Nuevo Tango), prolífico compositor e músico de uma força e energia únicas no palco.
O Duo
O Duo Scofano-Minetti percorre a linha tênue entre o clássico, folclórico, e popular, apresentando um refinado repertório de música sul-americana. A identidade e beleza do duo resultam da fusão de duas personalidades musicais diversas.
As raízes de Scofano (à direita) estão em Corrientes, Argentina, mas ele é fortemente influenciado pela música clássica e pela brasileira. Minetti (à esquerda) nasceu no Uruguai, viveu na Argentina e cresceu no Brasil, absorvendo as ricas tradições que vão do popular ao clássico. Com profundo lirismo e rítmica contagiante, o duo se destaca pela originalidade de suas interpretações.
Fotos Henrique Koifman