Três vezes Camerata

A Camerata Jovem Sinos em sua apresentação no Teatro Dulcina – Divulgação

Formada por músicos de entre 16 e 30 anos, que participam da prática pedagógica em projetos sociais de localidades do estado do Rio de Janeiro, a Camerata Jovem Sinos se apresenta em três concertos no Rio neste começo de dezembro. O primeiro, no dia 7, às 19h, foi no Teatro Dulcina; o segundo, dia 10 será às 18h, no Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música da UFRJ) e o terceiro, dia 11, às 14h, na Sala Cecília Meireles, dentro do Festival de Orquestras Sociais. O grupo é regido por Vilane Trindade, com a assistência dos maestros Gabriela Alkimin e Rafael de Miranda. Os dois primeiros concertos são gratuitos e os ingressos podem ser obtidos por meio da plataforma virtual Sympla (www.sympla.com.br). Já o último terá valor popular de R$ 10, com vendas na bilheteria. O evento faz parte do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e integra o programa Arte de Toda Gente – ATG, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

No repertório, obras de W. A. Mozart, César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar, Alberto Nepomuceno, Dimitri Cervo e João Guilherme Ripper. A regente Vilane Trindade ressalta que a Camerata foi a realização de um sonho. “Foi construída num formato pensado junto às coordenadoras de pedagogia do ensino coletivo de instrumentos de cordas do Sinos, Carla Rincón e Simone dos Santos e sua a proposta é reunir jovens músicos que atuam em projetos sociais e capacitá-los para que possam ter mais ferramentas para desenvolver o trabalho deles”, diz a maestrina. “Devemos lembrar que muitos deles são voluntários nesses projetos, alguns estudam há pouco tempo, outros são mais experientes. Mas são pessoas que desejam colaborar com o crescimento, doando seu tempo e sua paixão pela música”, enaltece.

A Camerata Jovem SINOS

Lançada em setembro de 2022 pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, a Camerata Jovem Sinos é composta por cerca de 40 jovens instrumentistas de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). A ação promoveu ensaios e aulas todos os sábados, de setembro a novembro, com diferentes professores, abordando temas relacionados à pedagogia do ensino coletivo de instrumentos de cordas, sob a coordenação geral de Carla Rincón e Simone dos Santos.

A ideia é proporcionar uma formação pedagógica teórica, principalmente para a atuação em projetos sociais, e criar também uma camerata de cordas para ajudar com o desenvolvimento dos jovens como instrumentistas, ampliando a capacidade técnica, a partir de master classes para todos os instrumentos, complementando de forma prática presencial o conteúdo do curso EAD anterior.

A série de concertos de agora marca a conclusão das atividades desenvolvidas com esses músicos pela maestrina Vilane Trindade, com a assistência dos também maestros Gabriela Alkimin e Rafael de Miranda.

Agenda de Concertos

07/12 – 19h – Teatro Dulcina

10/12 – 18h – Salão Leopoldo Miguez

11/12 – 14h – Festival de Orquestras Sociais da Sala Cecília Meireles

Trecho da apresentação da Camerata Jovem Sinos no Teatro Dulcina – Divulgação


Repertório

Ernani Aguiar – Ludus Primus

W. A. Mozart – Eine Kleine Nachtmusik (1.mov)

Dimitri Cervo – Suíte Brasileira

Alberto Nepomuceno – Peças infantis

Ripper – Suíte para Cordas

Guerra Peixe – Mourão

A Regente

Vilane Trindade nasceu no Rio de Janeiro, é graduada em Jornalismo e Regência Orquestral e mestre em Musicologia pela UFRJ. Foi aluna de regência de Alceo Bocchino e Ernani Aguiar e regeu diversas obras, como a ópera “João e Maria” de Engelbert Humperdinck, com coro infantil, solistas e Orquestra Sinfônica da UFRJ, onde conduziu também obras como a “Roda de Amigos”, de Guerra-Peixe, a “Gavota e Minueto” do “Contratador de diamantes”, de Francisco Mignone. Esteve à frente também da Orquestra de Sopros da UFRJ regendo algumas obras, entre elas “A little concert suíte”, de Alfred Reed e “Beauty and the beast”, arranjo de Toshio Mashima.

Atuou como regente e diretora artística/musical em sua própria orquestra de câmara (Orquestra de Câmara Carioca) e também em projetos sociais. Atualmente é produtora executiva do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), programa de parceria entre a UFRJ e a Funarte, professora de “Introdução à prática de música de conjunto” e regente da orquestra infantojuvenil na Caravana Sinos de Luís Gomes (RN) e regente titular da Camerata Jovem Sinos.

Vilane Trindade – Divulgação

. . . . .

Os músicos da camerata

Violino I – Chiara Pinnola / Joachim Jardim / Carol Cardeira / Felipe Darbilly /

Thayná Almeida

Violino II – Débora Cádimo / João Victor Valeras / Miguel Maia / Danilo Seixas/ Gabriela Lima / Michel Batista 

Viola – Isadora Amann / Silas Desterro / Evandro Marendaz 

Violoncelo – Camila Maltzahn / Matheus Muros / Isabela Mendonça / Gabriella Brito

Contrabaixo – Roberto Henrique / Maria Victória Vasconcelos

Quando e onde:

07/12 – 19h – Teatro Dulcina Rua Alcindo Guanabara, 17 Centro – Rio de Janeiro (RJ) – Telefone: (21) 2240 4879 (Próximo ao VLT e ao Metrô Cinelândia)

10/12 – 18h – Salão Leopoldo Miguez – Escola de Música da UFRJ – Rua do Passeio 98 – Rio de Janeiro (RJ) – Telefone: (21) 2532-4649 (Próximo ao VLT e ao Metrô Cinelândia)

11/12 – 14h – Sala Cecília Meireles – Largo da Lapa, 47 – Rio de Janeiro – Telefone: (21) 2332-9223

Ingressos: Entrada gratuita nos dias 07 e 10 de dezembro, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/httpsartedetodagentecombr). No concerto do dia 11 os ingressos, a R$ 10 (dez Reais), poderão ser adquiridos na bilheteria local.

Sujeita à lotação do teatro. Todos os protocolos sanitários vigentes serão observados.