Projeto Ópera, Academia de Ópera Sinos e Ópera em Ação
O Projeto Ópera foi criado junto ao Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil (Sinos) com o objetivo de estimular a prática da ópera e seus subgêneros por instituições como os projetos sociais, as orquestras jovens, escolas de música, conservatórios e universidades. Para centralizar suas atividades didáticas, foi criada a Academia de Ópera Sinos, por meio da qual tal foram produzidas videoaulas para apoiarem as atividades pedagógicas e artísticas presenciais. Ministradas por gabaritados profissionais brasileiros da ópera, as videoaulas abordam aspectos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também de produção e gestão.
O projeto contempla também a produção e apresentação de espetáculos. Já foram produzidas e encenadas “O Engenheiro”, encomendado pelo Sinos a Tim Rescala, “O Basculho de Chaminé”, de Marcos Portugal (1762-1830), “Ensaio de Ópera”, de Albert Lortzing (1801-1851), “A Cartomante”, composta pelo brasileiro Eduardo Frigatti, com inspiração em um conto de Machado de Assis; o mesmo escritor inspirou “O Machete”, de André Mehmari. Foi encenada ainda “Uma Noite de São João”, com música de Elias Álvares Lobo e libreto do escritor José de Alencar e duas outras pelo projeto aos compositores João Guilherme Ripper e Eli-Eri Moura. As apresentações dos espetáculos envolveram mais de 350 profissionais e um público de mais de 5 mil pessoas.
Projeto Ópera: O Ópera em Ação
Parte do Projeto Ópera, o Ópera em Ação tem por objetivo levar diferentes eventos desse gênero artístico musical aos mais variados públicos por todo o Brasil. As atividades incluem oficinas, cursos, seminários e encontros para a formação e qualificação de profissionais e estudantes; e também espetáculos em diferentes formatos, como recitais líricos, óperas em forma de concerto ou encenadas, que circulem por diferentes cidades.
Nas oficinas são oferecidos cursos ministrados por professores especialistas nas diversas linguagens artísticas e atividades técnicas envolvidas na produção de um espetáculo de ópera. As especialidades musicais contemplam o canto, a regência, a correpetição ao piano e a interpretação do repertório. Nas especialidades cênicas estão, por exemplo, a cenografia, a indumentária, a adereçaria, a perucaria, a maquiagem, a iluminação e a direção cênica. As especialidades técnicas contemplam as atividades profissionais desenvolvidas no chamado backstage, desde as coxias aos camarins. Os espetáculos, por sua vez, levam em consideração a capacidade de produção do projeto, as condições logísticas para a circulação e o espaço disponível para sua apresentação.
Em outubro de 2023, o Ópera em Ação integrou o Ópera em Pauta de Salvador, com a oferta de cinco oficinas de capacitação para produtores culturais, profissionais e estudantes. Os cursos trataram de produção cultural, composição e criação cênica, interpretação e gestão de grupos – além da elaboração de projetos culturais. Anteriormente, também em 2023, forma promovidas edições do Ópera em Ação em Porto Alegre (RS) e Ribeirão Preto (SP), com grande sucesso.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
Margareth Menezes
Ministra da Cultura
Fundação Nacional de Artes | Funarte
Presidência Maria Marighella
Direção Executiva Leonardo Lessa de Mendonça
Direção de Artes Cênicas Rui Moreira dos Santos
Direção de Artes Visuais Sandra Benites Guarani Nhandewa
Direção de Música Eulícia Esteves da Silva Vieira
Direção de Fomento e Difusão Regional Aline Vila Real Matos
Direção de Projetos Laís Santos de Almeida
Direção de Logística, Orçamento e Administração Filipe Pereira de Aguiar Barros
Assessoria Especial Marcos Teixeira
Procuradoria Jurídica Dra. Maria Beatriz Correa Salles
Coordenação de Comunicação Chayenne Guerreiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ
Roberto de Andrade Medronho, reitor
Cássia Curan Turci, vice-reitora
Centro de Letras e Artes
Afranio Gonçalves Barbosa, decano
Carlos Augusto Moreira da Nóbrega, vice-decano
Escola de Música da UFRJ
Direção Ronal Xavier Silveira
Vice-direção | Direção Adjunta do Setor Artístico Marcelo Jardim
Direção Adjunta de Ensino de Graduação Eliane Magalhães da Silva
Direção Adjunta dos Cursos de Extensão Aline Faria Silveira
Programa de Pós-graduação em Música Fábio Adour, coordenador
Programa de Mestrado Profissional em Música | Promus Patrícia Michelini Aguillar, coordenadora
Fundação José Bonifácio | FUJB
Presidente Alberto Felix Antônio da Nobrega
Secretaria Geral Ricardo de Andrade Medronho
Superintendência Técnico-científica e Cultural Guilherme Lessa
Gerência de Convênios e Análise Ane Vicente Pereira