A goiana Sabryna Pinheiro foi a vencedora na categoria Trombone do Concurso Sinos Jovens Solistas do Fimuca – Festival Internacional de Música em Casa. “Minha experiência (no concurso) foi muito gratificante. Foi um processo de preparação muito grande. eu senti um crescimento enorme no final, bem desafiador”, revela Sabryna. “Valeu a pena, fez muita diferença na minha carreira artística e eu sou muito grata por isso”, diz a trombonista.
Uma curiosidade: o trombone, cuja nome deriva do italiano e significa “trompete grande”, surgiu no século XV. Ele é mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba.
Nos vídeos postados aqui no site do Sinos, Sabryna interpreta as seguintes obras:
*Fantasia Sul America* (Claudio Santoro), *Improvisation nº 1 Fur Posaune Solo 1* (Enrique Crespo), *Trombone Concerto Mov.1* (Henri Tomasi) e *Trombone Concertino Mov1* (Ferdinand David).
Sabryna Pinheiro teve seus primeiros contatos com a música através da Fanfarra Municipal de Santo Antônio de Goiás e da Banda Marcial Assis Chateaubriand de Goiânia, em 2013. Em seguida, ela ingressou na Banda Sinfônica Jovem de Goiás, na qual permaneceu como chefe de naipe durante três anos. Paralelamente, em 2014, iniciou seus estudos em trombone com o professor Pedro Henrique de Faria, no Itego em Artes Basileu França.
Em 2016, aos 17 anos, foi aprovada em 2º lugar no processo seletivo para o curso de Licenciatura em música, habilitação no ensino no instrumento musical – Trombone pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Lá estudou com Marcos Botelho, Silas Falcão e Adib Correa. Sabryna Participou da Banda Juvenil de Goiânia como chefe de naipe e da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás como 1º trombone, da Banda Pequi – EMAC – UFG.
Em 2020, ela ingressou na classe de instrumentos da Academia de Música da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo com o professor Darcio Gianelli. Participou de diversos festivais de música, dentre eles o Projeto Bone (2017), o Encontro Brasileiro de Trombonistas da ABT (2017, 2018, 2019, 2020), o FEMUSC (2018), o Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas (2019, 2020) e o Gramado in Concert (2019, 2020). A trombonista teve a oportunidade de fazer aulas e master classes com grandes trombonistas internacionais, como Joseph Alessi (EUA), Alain Trudel (Canadá), György Gyivicsan (Hungria), Sebastian Cifuentes (Colômbia), Brad Kerns (EUA), Gusztáv Hoena (Hungria) e nacionais: Wagner Polistchuk, José Milton Vieira, , Carlos Freitas, Raphael da Paixão e Ricardo Santos.
Ela participou ainda de diferentes concursos para solistas, sendo ganhadora dos seguintes: Concurso de Excertos Orquestrais do I Seminário Online do Coletivo Brasileiro de Trombones (2020), I concurso Jovens Solistas do FIMUCA/SINOS (2020), vice-campeã do Concurso de Solistas Radegundis Feitosa da ABT (2020), I Concurso Jovem Solista da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (2018), VI Concurso Solista Radegundis Feitosa – nível intermediário (2017). Foi finalista do II Concurso de Jovem Solista Gramado in Concert em 2019.
Como solista, esteve à frente da Banda Sinfônica Jovem de Goiás, Banda Sinfônica do Instituto Federal de Goiás e Banda Sinfônica do Estado de Goiás.
***Confira as apresentações de Sabryna Pinheiro e dos demais vencedores do concurso Sinos Jovens Solistas do Fimuca aqui no site do Sinos e no canal Arte de Toda Gente no Youtube.***