Sinos, uma academia virtual de música

**O Sinos em números** (até março de 2021):
410 videoaulas
52 professores
78 compositores convidados
63 obras postadas (entre encomendadas e cedidas)
3 orquestras convidadas (para os Concertos Sinos)
10 Concertos gravados (áudio e vídeo, com apresentação didática)

O Sinos é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. O projeto é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. Até aqui, por conta das restrições impostas pela pandemia de covid-19, as atividades vêm se desenvolvendo exclusivamente online, mas, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música consolidados e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país.

Atualmente, o Sinos desenvolve suas atividades através das seguintes ações:

**Pedagogia para cordas** é um curso de capacitação pedagógica para o Ensino dos Instrumentos de Cordas, direcionado para professores e monitores de projetos sociais de todo o país e está disponível no site. Em seus módulos, são abordados temas como postura, afinação e musicalidade, aplicados à prática de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

O **Projeto Espiral**, inspirado na iniciativa criada pelo professor Alberto Jaffé e pelo maestro Marlos Nobre nos anos 1970, reúne cursos de capacitação para alunos de orquestras e bandas de projetos sociais de todo o Brasil. Dedicados aos diversos instrumentos dos grupos de cordas, metais, madeiras e percussão que compõem uma orquestra, esses 22 cursos livres são compostos de 20 vídeos curtos (entre oito e dez minutos). Estão incluídos, ainda, temas como música de câmara, teoria musical, história da música e reparo e manutenção de instrumentos de sopro e de cordas.

A **Academia de Regência** tem como foco os jovens regentes das orquestras de projetos sociais, oferecendo a eles conteúdo didático e professores. Desse conteúdo fazem parte vídeo oficinas sobre temas introdutórios da regência, a partir de obras inéditas, encomendadas a compositores de todo o país. Já estão disponíveis no site três temas: a História da Regência, o Estudo da Partitura e Organização e Planejamento.

A **Academia Virtual Sinos** reúne os professores que gravaram videoaulas para duas de suas linhas de ação, o Curso Pedagogia das Cordas e o Projeto Espiral, e que ficam disponíveis – em datas e horários pré-agendados – para tirar dúvidas em salas virtuais. Estudantes e professores de música de todo o país se inscrevem gratuitamente, de acordo com seu instrumento ou tema de interesse, através do site do projeto e os encontros acontecem em ambiente virtual.

A série **Concertos Sinos** foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. O Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras.

![Foto Walda Marques_3 RD.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Foto_Walda_Marques_3_RD_dbbe1c1135.jpg)

Dividido em três vertentes, o **Repertório Sinos** se dedica a fornecer partituras especialmente compostas e/ou adaptadas para os graus de dificuldade compatíveis com as orquestras jovens dos projetos sociais.

Na primeira vertente está a publicação de obras de compositores do passado que sejam adequadas para essas orquestras. A segunda publica obras especialmente encomendadas para o projeto a compositores das diversas regiões do país, criadas em diferentes níveis de dificuldades a partir da Tabela de Parâmetros Técnicos para Cordas, com classificações distintas de nível 0,5 (meio) a 3,5 (três e meio), destinadas aos grupos iniciantes e em desenvolvimento. Já a terceira vertente é a dos arranjos e transcrições, elaborados a partir de obras originais para outras formações instrumentais.

Em 2020, o projeto lançou, ainda, a primeira edição de sua **Revista Sinos**, periódico que tem em sua pauta discussões sobre temas relevantes ligados ao mundo das orquestras e da educação musical, além de divulgar das atividades dos projetos sociais de música.

Durante o ano de 2021, o Sinos dá prosseguimento a essas atividades e reserva uma série de novidades, como concursos para instrumentistas, gravação e edição de partituras de mais obras brasileiras, concertos, óperas e muito mais!