Começou em 21 de julho o Festival Arte de Toda Gente, que vai reune dezenas de professores, especialistas e artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Pela primeira vez, em um só evento, estão combinadas de forma complementar atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Lançados ao longo de 2020 os projetos compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
O Festival inclui uma série de oficinas gratuitas e uma parte delas estão na Academia Virtual Sinos, em duas de suas vertentes. A primeira delas oferece a alunos e integrantes de orquestras de projetos sociais aulas ao vivo de diversos instrumentos, ministradas por professores do Projeto Espiral. Entre os professores responsáveis estão Moisés Pena (oboé), Fausto Borém (contrabaixo), Pedro Bittencourt (saxofone), Aloysio Fagerlande (fagote), Pedro Moita (percussão), Marco Damm (violino), Hugo Pilger (violoncelo) e Marco Catto (viola).
O segundo conjunto de oficinas ao vivo é destinado a instrutores e professores das orquestras sociais e está a cargo da equipe do Curso de Pedagogia das Cordas – como Maurício Carneiro (ensino coletivo), Simone dos Santos (violino), Robert Suetholz (violoncelo), Betina Stegmann(violino), Taís Carneiro (violino – ensino e inclusão), Josiane Kervokian (iniciação musical) e Túlio Lima (luteria).
Para participar, é necessário fazer uma inscrição, pois o número de vagas é limitado. Veja a relação completa das oficinas de agosto e, também, o link para as inscrições no final desta matéria.
**O que vem por aí**
Em sua sequência, nos próximos meses, o Festival Arte de Toda Gente oferecerá uma série de apresentações e mostras, algumas delas tendo como atrações artistas e grupos de nove cidades em que estão localizados pontos do patrimônio cultural brasileiro – Ouro Preto e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais); Brasília (DF); a cidade do Rio de Janeiro e Paraty (Rio de Janeiro), São Cristóvão (Sergipe); São Luís (Maranhão), Olinda (Pernambuco) e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul).
Na programação, atividades relacionadas à poesia, fotografia, teatro, música, dança, artes plásticas, moda, gastronomia e economia criativa, desenvolvidas em conjunto com as secretarias de cultura, entidades e promotores de cada uma dessas localidades, e que poderão contar, também, com artistas e profissionais com deficiência. Um exemplo disso será a mostra de poesia, do Bossa Criativa, que incluirá poetas surdos.
O Festival Arte de Toda Gente é um evento marcadamente dinâmico que, por sua abrangência, espírito democrático e interativo poderá ter acréscimos em sua programação ao longo dos próximos meses. Essa programação estará disponível no site www.artedetodagente.com.br.
Eis as oficinas que estão sendo oferecidas durante o mês de setembro de 2021:
*Participação mediante inscrição prévia através do link https://forms.gle/nc5XE1QakNGkViEY7*
Pedagogia das Cordas – Violino – ensino e inclusão – Taís Carneiro 10h
13/09 (Segunda)
Pedagogia das Cordas – Iniciação musical – Josiane Kervokian 10h
20/09 (Segunda)
Pedagogia das Cordas – Luteria – Túlio Lima 10h
**As oficinas da Academia Virtual Sinos para o mês de agosto foram as seguintes**
02/08 (segunda)
Projeto Espiral – Requinta – Marcio Costa – 10h
Pedagogia das Cordas – Mauricio Carneiro – 10h
03/08 (terça)
Projeto Espiral – Trombone – João Areias 10h
Projeto Espiral – Trompa – Philip Doyle 18h
04/08 (Quarta)
Projeto Espiral – Tímpanos – Pedro Sá – 14h
Projeto Espiral – Trompete – Flavio Gabriel – 18h
05/08 (Quinta)
Projeto Espiral – Violino – Fernando Pereira – 10h
06/08 (Sexta)
Projeto Espiral – Violino – João Titton – 10h
Projeto Espiral – Saxofone – Carlos Gontijo 18h
09/08 (Segunda)
Projeto Espiral – Trombone – José Milton 10h
Pedagogia das Cordas – Violino – Simone dos Santos 10h
10/08 (Terça)
Projeto Espiral – Viola – Daniel Prazeres 10h
11/08 (Quarta)
Projeto Espiral – Trompete – Paulo Viveiro 14h
Projeto Espiral – Oboé – Ravi Shankar 18h
16/08 (Segunda)
Pedagogia das Cordas – Violoncelo – Robert Suetholz 10h
17/08 (Terça)
Projeto Espiral – Contrabaixo – Eder Kinappe 14h
18/08 (Quarta)
Projeto Espiral Percussão – Tiago Calderano 10h
19/08 (Quinta)
Projeto Espiral – Eufônio – Fernando Deddos 14h
20/08 (Sexta)
Projeto Espiral – Flauta – Afonso Oliveira 18h
23/08 (Segunda)
Pedagogia das Cordas – Violino – Betina Stegmann 10h
Projeto Espiral – Clarineta – Pedro Robatto 10h
Projeto Espiral – Fagote – Fábio Cury 14h
25/08 (Quarta)
Projeto Espiral – Clarone – Thiago Tavares 14h
27/08 (Sexta)
Projeto Espiral – Violoncelo – Dora Utermohl 14h
30/08 (Segunda)
*Na foto que ilustra esta notícia, da esquerda para a direita, acima e abaixo nas colunas: Hugo Pilger, Lucas Ciavatta, Juliana Melleiro, Pedro Bittencourt, Marco Catto, Crismarie Hackemberg, Mestre Pirulito, Bianca Almeida, Daniel Reginato,
Aloysio Fagerlande e Nayana Torres; participantes do Festival Arte de Toda Gente em fotos de divulgação*