Sinos lança “Pedro I, o Músico”, livro que aborda a trajetória musical do imperador brasileiro

Conteúdo tem como base texto inédito da renomada musicóloga Cleofe Person de Mattos (1913-2002), revisto, complementado e concluído pelo maestro e professor Carlos Alberto Figueiredo. Publicação já está disponível para download, em PDF, aqui no site.

Já está disponível para download, em formato PDF, no site do Arte de Toda Gente (https://artedetodagente.com.br/dom-pedro-i) o livro Pedro I, o Músico, que aborda a trajetória musical do imperador brasileiro. Produzido pela editora da Escola de Música da UFRJ, através do projeto de extensão Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, o livro tem por base um texto inédito da renomada musicóloga Cleofe Person de Mattos (1913-2002), revisto, complementado e concluído pelo maestro e professor Carlos Alberto Figueiredo. O Sinos integra o Programa de Extensão Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Funarte e a UFRJ, sob curadoria da Escola de Música da UFRJ.

Uma das mais destacadas musicólogas brasileiras, Cleofe Person de Mattos (1913-2002) foi professora emérita da Escola de Música da UFRJ e ocupou a cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Música, sendo reconhecida especialmente por sua dedicação à pesquisa da vida e a obra de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), o mais importante compositor brasileiro de seu tempo. Paralelamente, ela também se debruçou sobre temas correlatos, especialmente os que tinham conexões diretas ou indiretas com José Maurício e o Rio de Janeiro do final do século XVIII e início do XIX. É justamente este o caso do texto dedicado a D. Pedro I, o imperador brasileiro que foi também músico e compositor, produzido por Cleofe, mas jamais finalizado para publicação.

O texto fazia parte do acervo da professora, e foi identificado em 2011, durante a organização de todo o material pela sobrinha de Cleofe, Astrid Person de Mattos Villas-Boas, para que fosse então transferido para a Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Composto por trechos datilografados e anotações manuscritas, o conteúdo foi transcrito em formato digital e entregue à instituição, junto com o restante do acervo.

Para que o texto sobre Pedro I pudesse ser publicado, no entanto, seria necessário um minucioso trabalho de revisão, cotejamento de fontes, preenchimento de lacunas e a incorporação de notas, de modo a torná-lo acessível aos leitores. Esta tarefa então foi realizada pelo maestro, professor e pesquisador Carlos Alberto Figueiredo, também especialista na obra de José Maurício e na música sacra brasileira do período colonial e que trabalhou com Cleofe na Associação de Canto Coral. Em seu trabalho, Carlos Alberto preservou o texto da colega musicóloga, preenchendo lacunas e atualizando-o com novas informações, notas e referências.

Inicialmente programado para ser lançado em 2022 – ano dos 200 anos da Independência do Brasil e, também, marco de 20 anos de falecimento da autora –, o livro está sendo disponibilizado somente agora. “A professora Cleofe certamente teria aprovado a versão final e estaria feliz em ver seu texto publicado”, afirma André Cardoso, professor da Escola de Música da UFRJ, coordenador do Sinos, presidente da Academia Brasileira de Música.

D. Pedro compondo o hino da independência, pintura de August Bracet – reprodução

“Não há nada mais gratificante para um pesquisador do que ver o seu trabalho sendo lido e usado por outros pesquisadores e pelo público em geral. É isso que, agora, a Funarte e a UFRJ viabilizam pelos projetos que desenvolvem em frutífera parceria institucional: disponibilizam para o público e para os pesquisadores um texto inédito de uma das mais importantes musicólogas brasileiras. Assim procedendo, integram o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, desenvolvidos na UFRJ, com as políticas públicas na área das Artes, que norteiam a atuação da Funarte em todo o Brasil”, escreve André na apresentação do livro.

Serviço:

Livro D. Pedro I, Músico, de Cleofe Person de Mattos e Carlos Alberto Figueiredo

Editora Escola de Música, 2024, 93 páginas, através do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

Disponível para download em https://artedetodagente.com.br/dom-pedro-i

Imagem de abertura – Reprodução da capa de Pedro I, o Músico – divulgação