No dia 04 de maio, às 19h, no Teatro Dulcina, no Rio, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos apresentou o gaitista José Staneck e a pianista Ingrid Barancoski (nas fotos), interpretando obras de Heitor Villa-Lobos e Guerra-Peixe, entre outros. Como destaque, os artistas interpretaram uma composição inédita de Tom Jobim. A récita é parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, que tem ingressos gratuitos, que podem ser obtidos antecipadamente por meio da [plataforma virtual Sympla] (https://www.sympla.com.br/produtor/httpsartedetodagentecombr), ou retirados na bilheteria do teatro.
**Música inédita de Tom Jobim**
Para montar o repertório do recital, José Staneck reuniu uma série de músicas criadas especificamente para seu instrumento, a gaita – ou harmônica. Entre elas inclui *Bolero*, peça composta por Tom Jobim ainda nos anos 1950, dedicada ao grande musicista Edu da Gaita. Segundo explicou Staneck, a intenção de Jobim era de que a música fosse gravada por Edu. Por uma série de contingências, isso nunca aconteceu e a partitura da obra, inacabada, permaneceu esquecida. “Entrei em contato com o Instituto Tom Jobim, onde ela estava guardade e obtive permissão para finalizar e tocar”, revelou o artista. *Bolero* então entrou para o repertório de Stanek, tendo sido apresentada por ele somente duas vezes antes do dia 4/5: em uma entrevista para a Rádio MEC, do Rio, e em um recital que ele fez, acompanhado por violão, poucas semanas atrás.
**Os Artistas**
![José Styaneck – Foto HK.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Jose_Styaneck_Foto_HK_19a5226045.jpg)
**José Staneck** (foto acima) é músico, concertista, mestre em música, produtor e editorador e faz de sua harmônica um instrumento de transformação. Reconhecido internacionalmente como um grande nome da música, ele desenvolve um estilo próprio, em que elementos tanto da música de concerto quanto da música brasileira e do jazz se fundem numa sonoridade marcante. Staneck trabalha também com inclusão cultural, atendendo a comunidades carentes e projetos sociais, levando o ensino de música através da gaita para crianças em diversos locais do Brasil. E atua com diferentes formações camerísticas e como solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais.
![pianista Barancoski Foto HK.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/pianista_Barancoski_Foto_HK_a3b32ec693.jpg)
**Ingrid Barancoski** (acima) é instrumentista, doutora em Artes Musicais, professora da UNIRIO e pesquisadora, atuando como pianista solo e de câmara, especialmente contemporânea. Já foi responsável pela estreia mundial de mais de 40 obras, sendo várias dedicadas a ela por renomados compositores brasileiros, como Almeida Prado, Ricardo Tacuchian, Roberto Victorio e Orlando Alves. Como solista, já tocou com orquestras como a Sinfônica da Cultura, Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, Orquestra da Universidade do Arizona, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Sinfônica da UNIRIO e Orquestra Sinfônica Nacional do Brasil, e, como musicista de câmara tem dividido o palco com músicos consagrados em apresentações no Brasil e no exterior.
**O programa**
*Fantasia sobre o concerto para harmônica e orquestra* – Villa-Lobos
*Bolero – Tom Jobim (música dedicada ao Edu da Gaita* – inédita)
*Poema XV* – Marlos Nobre
*Sobre Rosas* – Alexandre Schubert
*Quatro Coisas* – Guerra-Peixe
*Canção e Dança* – Radamés Gnattali
*Tocatina* – Marcos Lucas
*Toledo* – James Mood
![Duo_Foto HK2.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Duo_Foto_HK_2_e3b411c70a.jpg)
*Fotos de Henrique Koifman*