Um concerto gratuito no Cine 9 de Abril, em Volta Redonda, nesta sexta-feira, dia 4 de agosto, às 19h30, abre a programação do 29º Rio International Cello Encounter que, este ano, conta com o apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, do programa Arte de Toda Gente. No palco, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, com regência de Sarah Higino – coordenadora do projeto Volta Redonda Cidade da Música – interpretará um programa que representa uma verdadeira viagem pelo tempo: parte da música barroca do século XVIII, passa por obras de Vivaldi e chega a tangos de Astor Piazzolla e de Blas Rivera. O saxofonista e compositor Rivera, aliás, será um dos solistas convidados para a apresentação, ao lado do violoncelista David Chew e da soprano Juliana Franco. O concerto contará ainda com a participação do Quarteto de Cordas e violinistas da Universidade Federal Fluminense – UFF e da violista Reneide Simões. O mesmo concerto será reapresentado no Rio de Janeiro, no dia 6/8, às 16h, na Igreja da Candelária, no Centro.
Já no dia 14/8, às 19h, o evento se junta às comemorações dos 175 anos da Escola de Música da UFRJ com um concerto no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, com as Cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ e regência de André Cardoso (veja o programa completo mais abaixo). O Rio International Cello Encounter foi idealizado pelo violoncelista David Chew (foto ao lado) e teve sua primeira edição em 1995.
Concerto de 14 de agosto, segunda-feira, 19h00 – Semana de Aniversário de 175 anos da Escola de Música da UFRJ
Cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ, regência de André Cardoso
José Antônio de ALMEIDA PRADO (1943-2010) – Toada para cordas (1962)
João Guilherme Ripper (1959) – Sea Songs, para violoncelo e cordas (2018), Lars Hoefs, violoncelo
Francisco MIGNONE (1897-1986) – Toada de licença e Ponteio (1982)
INTERVALO
Unicamp Cello Ensemble, Direção de Lars Hoefs
Liduino PITOMBEIRA (1962) – Twilight (2017)
Heitor VILLA-LOBOS (1887-1959) – Fantasia Concertante para orquestra de violoncelos (1958)
I. Allegro
II. Lento
III. Allegretto scherzando, Allegro final
Heitor VILLA-LOBOS – Ária (Cantilena) da Bachianas Brasileiras nº 5 (1938)
Juliana Kreling (foto), soprano
Parceria: Rio International Cello Encounter, David Chew (coordenação), dentro da Semana de Aniversário de 175 anos da Escola de Música da UFRJ.