Concerto ocorreu em 22/05, contou com regência de Marcelo Jardim e arrecadou donativos para o RS.
Na última quarta-feira, dia 22/05, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista (SP), a Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins recebeu o maestro Marcelo Jardim. O concerto fez parte da Série Solistas e Maestros Internacionais, que está completando 10 anos em 2024 e que já recebeu, além de solistas, maestros de mais de uma dezena de países. O evento foi em prol às vítimas das enchentes no estado do Rio Grande do Sul e, contando com casa cheia, tornou possível uma grande arrecadação de alimentos não perecíveis e água, que serão encaminhadas para o RS.
Sob a regência do maestro Marcelo Jardim, foram interpretadas obras de Respighi, Ripper, Nepomuceno e Mignoni. E, ao final, foi feita uma homenagem ao Rio Grande do Sul, com a obra “Clássicos Gaúchos”, com arranjo de Gilson Santos. O evento contou também com a abertura da Banda Sinfônica Jovem de Lençóis Paulista e da Orquestra de Cordas da Casa da Cultura, além de uma justa homenagem à sra. Rosana Lemos, coordenadora do Programa nacional de Bandas e orquestras de sopros da Fundação Nacional de Artes – Funarte, que estava presente (foto abaixo).
Segundo o Secretário de Cultura e diretor artístico da Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista, maestro Marcelo Maganha, “a presença do maestro Marcelo Jardim enriquece em muito a Série Solistas e Maestros Internacionais, com sua vasta experiência”. Jardim é diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ e coordenador do programa Arte de Toda Gente – parceria da Funarte com a UFRJ e que inclui, entre outros o Projeto de Extensão Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, desenvolvido pela Escola de Música da Universidade.
“A sua participação, além de enriquecer o conhecimento técnico da Orquestra, permitiu ao público lençoense ter contato com um dos grandes nomes da música erudita em Lençóis Paulista, a cidade que mais realiza eventos no Centro-Oeste paulista comemora também os 10 anos neste Série e ainda hoje é a orquestra de sopros que mais traz convidados internacionais no Brasil”, diz o maestro Marcelo Maganha.