Segunda turma do curso Música + Educação + Acessibilidade

O curso Música + Educação + Acessibilidade foi desenvolvido por professores de música também para docentes que não sejam músicos. A estruturação das aulas está baseada na ideia de que a música pode contribuir com o aprimoramento do ensino regular e ele não tem como objetivo ensinar música. A coordenação de conteúdo é da professora Thelma Alvares e, que conta com o apoio dos também professores Viviane Louro e Fernando Guilhon. As aulas para a segunda turma se iniciraam em julho e novas turmas poderão ser abertas.

O curso discute a profunda relação do homem com a música, analisando de que forma esta arte permeia o desenvolvimento humano. Serão abordados o trabalho com pessoas com deficiência; música e inclusão – as adaptações que facilitam o desenvolvimento do trabalho; e o trabalho de música com pessoas com diferentes deficiências: intelectual, visual, auditiva, surdez e Transtorno do Espectro Autista.

As aulas são assíncronas e ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ e , ao final, há emissão de certificado, com carga horária de 48h, para os cursistas que obtiverem aprovação por meio de avaliação sobre o conteúdo apresentado.

**O conteúdo**

O curso Música + Educação + Acessibilidade vai abordar as seguintes questões principais:
• A relação do homem com a música: Por que ela é tão importante?
• Algumas considerações de Zuckerkandl sobre a relação do ser humano com a música
• A música como ferramenta de inclusão
• A inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: como a música pode ajudar?
• A música como ferramenta educativa para crianças com deficiência visual
• Recebendo alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com Surdez e Deficiência Auditiva

**Os professores**

**Thelma Alvares** é professora titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no curso de Licenciatura em Música, bacharelado em Musicoterapia e no programa de pós-graduação em Educação Musical. Ela se dedica ao ensino, pesquisa e extensão no diálogo entre Educação Musical e Saúde, buscando, através da Educação Musical na Diversidade, a desconstrução de estigmas e a construção de novas percepções e oportunidades que facilitem a inserção social de grupos desfavorecidos.
Thelma foi coordenadora do projeto de extensão da Escola de Música e do Instituto de Psiquiatria, Festival de Arte e Cultura da Diversidade, realizado entre 2012 e 2018 em parceria com o Centro Cultural do Ministério da Saúde, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco do Brasil, TV Pinel, Instituto Benjamin Constant e Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou, entre outros. A professora realizou estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz sob a supervisão do Dr. Paulo Amarante.
É autora do livro *Coisa de Mulher? A Maternidade e a Musicoterapia: Jornadas no Mundo Patriarcal* (2013), pesquisa sobre a experiência da maternidade realizada com o Método Bonny de Imagens Guiadas e Música (GIM). Em 2016, publicou o livro, organizado com o Dr. Paulo Amarante, *Educação Musical na Diversidade: construindo um olhar de reconhecimento humano e equidade social em Educação*. Possui Bacharelado em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música, 1986), especialização em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria, UFRJ,1989), mestrado em Terapias Expressivas ( Lesley College, 1993) e doutorado em Educação Musical/Musicoterapia (University of Miami, 2001).
Thelma Obteve a formação no Método Nordoff-Robbins de Musicoterapia (New York University,1994) e em formação no Método Bonny de Imagens Guiadas e Música. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes (formação de arteterapeutas e musicoterapeutas) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

**Viviane Louro** é doutora em neurociências pela Unifesp; mestre em Música pela UNESP; bacharel em piano pela FAAM; técnica em piano pela FASCS. Ela é docente do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena os projetos: PROBEM DO CAC, Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada (LIANA) e a Especialização em Neurociências, Música e Inclusão, além de ser presidente da Comissão de Saúde Mental e Humanização da UFPE.
Autora de oito livros sobre música e inclusão e de uma história em quadrinhos sobre música e neurociências, é mentora do site Música e Inclusão (www.musicaeinclusao.wordpress.com) e do Simpósio de Educação Especial. É ainda palestrante sobre música, inclusão, psicomotricidade e neurociências em todo território nacional, possuindo 22 prêmios nacionais entre piano, artigos científicos e projetos socioeducativos. Em 2017, participou como sepeaker no TED Recife.

**Fernando Guilhon** é mestre em educação musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), professor de música do Instituto Benjamin Constant (IBC) e da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, além de pianista do coral da AABB-Rio. No Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU), concluiu o bacharelado em piano, licenciatura e pós-graduação em Música.