Conjunto vocal criado em 1998 é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ e sobe ao palco do Salão Leopoldo Miguez em 28/06, às 18h30, com entrada gratuita.
Com um programa que vale por uma viagem histórica por esse gênero, o grupo Sacra Vox apresenta “Música Sacra: Locais, Épocas e Culturas”, no dia 28 de junho, às 18h30, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. O espetáculo tem entrada gratuita e faz parte da série Música Sacra de Todos os Tempos, que é coordenada pela professora Valéria Matos, junto ao Setor Artístico da Escola de Música da UFRJ, integrando também as ações pelo Circuito PROART do Fórum de Ciência e Cultura.
O conjunto Sacra Vox é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ, criado em 1998 pela Prof. Vera Prodan e, desde 2003, dirigido pela regente Prof. Dr. Matos. Como o nome indica, sua principal referência é o gênero sacro, sobre o qual realiza suas pesquisas. O objetivo é difundir a produção coral brasileira e dar visibilidade a esta que é uma vertente expressiva da memória cultural do país. Saiba mais no site oficial do grupo – https://sacravox.wordpress.com/.
Além disso, o Sacra Vox estimula a produção de novas obras composições sacras e estabelece parcerias com outras instituições, tendo no já longo currículo centenas de concertos, apresentações didáticas, programas de rádio e de TV e CDs gravados.
Na apresentação do dia 28, que é seu segundo concerto na temporada 2024, o grupo será regido pelo professor, pesquisador e maestro Carlos Alberto Figueiredo, da Unirio, e vai apresentar uma seleção especial do repertório coral sacro, com peças compostas desde o período barroco até o contemporâneo.
O Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro, próximo à estação Cinelândia do metrô.
Fonte: Escola de Música da UFRJ
Ilustração de abertura – arte sobre foto de divulgação