Sacra Vox em “Mú­sica Sacra: Lo­cais, Épocas e Cul­turas”, no Rio

Conjunto vocal criado em 1998 é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ e sobe ao palco do Salão Leopoldo Miguez em 28/06, às 18h30, com entrada gratuita.

Com um programa que vale por uma viagem histórica por esse gênero, o grupo Sacra Vox apresenta “Mú­sica Sacra: Lo­cais, Épocas e Cul­turas”, no dia 28 de junho, às 18h30, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. O espetáculo tem entrada gratuita e faz parte da série Mú­sica Sacra de Todos os Tempos, que é co­or­de­nada pela pro­fes­sora Va­léria Matos, junto ao Setor Ar­tís­tico da Es­cola de Mú­sica da UFRJ, in­te­grando também as ações pelo Cir­cuito PROART do Fórum de Ci­ência e Cul­tura.

O conjunto Sacra Vox é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ, criado em 1998 pela Prof. Vera Prodan e, desde 2003, dirigido pela regente Prof. Dr. Matos. Como o nome indica, sua principal referência é o gênero sacro, sobre o qual realiza suas pesquisas. O objetivo é difundir a produção coral brasileira e dar visibilidade a esta que é uma vertente expressiva da memória cultural do país. Saiba mais no site oficial do grupo – https://sacravox.wordpress.com/.

Além disso, o Sacra Vox estimula a produção de novas obras com­po­si­ções sa­cras e estabelece parcerias com ou­tras ins­ti­tui­ções, tendo no já longo cur­rí­culo cen­tenas de con­certos, apre­sen­ta­ções di­dá­ticas, pro­gramas de rádio e de TV e CDs gravados.

Na apresentação do dia 28, que é seu segundo concerto na temporada 2024, o grupo será regido pelo pro­fessor, pes­qui­sador e ma­estro Carlos Alberto Figueiredo, da Unirio, e vai apresentar uma seleção especial do repertório coral sacro, com peças compostas desde o pe­ríodo bar­roco até o con­tem­po­râneo.

O Salão Le­o­poldo Mi­guez da Es­cola de Mú­sica da UFRJ fica na Rua do Pas­seio, 98, Centro, Rio de Janeiro, pró­ximo à es­tação Ci­ne­lândia do metrô.

Fonte: Escola de Música da UFRJ

Ilustração de abertura – arte sobre foto de divulgação