Rio recebe terceiro Ópera em Pauta

Em 25 de outubro, Dia Mundial da Ópera, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebeu o terceiro Ópera em Pauta, que promove um encontro entre representantes deste setor para que troquem experiências, alinhem a comunicação e definam estratégias conjuntas para promover e difundir o gênero lírico em nosso país. Participaram do evento profissionais de diversas áreas, gestores e representantes do poder público. O encontro foi encerrado com o Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música – FB-ODM, que incluiu um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do dia. Conduzido na forma de uma mesa de discussão (na foto) com a participação de gestores públicos, a atividade teve o professor André Cardoso, professor da Escola de Música da UFRJ, diretor artístico da Sinfônica da UFRJ, coordenador do Sinos e presidente da Academia Brasileira de Música como mediador.

Compuseram a mesa do Fórum Tamoio Marcondes, presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte; Jesus Roque de Freitas, vice-prefeito e secretário de Cultura da cidade de Guarulhos (SP); Isabella Pessotti, secretária municipal de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto (SP), presidente da Câmara Técnica de Turismo do CMM e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura; Luciano Gagno, secretário de Cultura de Vitória (ES); Antenor Oliveira Antena, gestor da Divisão de Cultura e Arte – Firjan SESI RJ e Marcelo Lages, gestor cultural, diretor artístico e coreógrafo (ES).

“Tivemos um excelente dia de discussões, com diferentes temáticas e diferentes profissionais”, festejou André Cardoso. “Reunimos aqui representantes de cidades que têm atividades importantes no campo da ópera, da iniciativa privada, através da participação da Firjan, e temos o órgão federal de apoio às artes, que é a Funarte, que tem tido uma participação muito positiva e propositiva com o nosso fórum. Tivemos aqui a oportunidade de ouvi-los sobre suas atividades voltadas para o setor”, comentou Cardoso.

Premiação e concerto

Na mesma ocasião, foi anunciada a reeleição da diretoria do FB-ODM para os próximos dois anos e aconteceu a cerimônia de premiação do 1º Concurso de Composição de Ópera do Fórum

Brasileiro de Ópera, Dança e Música de concerto. O vencedor deste último foi o jovem compositor paulistano Piero Schlochauer, com “ O Afiador de Facas”, que será apresentada em 2023 em 12 teatros de diferentes cidades brasileiras.

“Participaram concorrentes de várias regiões do país, algo digno de destaque”, comentou Nelson Kunze, diretor-editor da Revista Concerto, principal publicação brasileira do segmento e que fez a entrega do prêmio ao compositor. “E tampouco me lembro de uma outra ópera que tenha sido apresentada em tantas cidades brasileiras diferentes em uma só temporada, como acontecerá com essa no ano que vem”, destacou.

Para encerrar o encontro em clima de celebração, aconteceu no Theatro, às 19h, um concerto em homenagem ao centenário da cantora lírica Renata Tebaldi, realizado pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) com regência de Priscilia Bomfim.