Foto: Coro infantil UFRJ Foto Nadeja Costa – Divulgação
Como escolher as músicas mais apropriadas e, ao mesmo tempo, que estimulem os participantes de corais infantis? Essa e outras perguntas são respondidas pela professora Maria José Chevitarese ao longo de suas sete videoaulas, que já começaram a ser veiculadas em forma seriada. Além das explicações da professora, há também exemplos práticos, com a participação das cantoras Carolina Morel e Sarah Salotto, dos pianistas Claudia Feitosa e Hector Coutinho de cantores e registros de apresentações do Coral Infantil da UFRJ, do qual Mario José é diretora.
A Série Repertório para Coro Infantil tem como proposta trazer um panorama bastante amplo sobre o repertório brasileiro e estrangeiro para coral infantil, incluindo músicas a capella, acompanhadas por instrumentos, música sinfônica e óperas. Serão também abordados aspectos básicos que devem ser considerados na escolha do repertório coral, além de dinâmicas de ensaio.
A professora
Maria José Chevitarese é graduada em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, mestre em Música Brasileira pela UNIRIO e doutora em Psicossociologia de Comunidades pela UFRJ. É professora titular de canto coral e dirige os coros Infantil da UFRJ (1989) e Brasil Ensemble-UFRJ (1999). Criou o projeto A escola vai à ópera, voltado para o público infantil, tendo produzido dez óperas. Na área administrativa, atuou como vice-decana e decana do Centro de Letras e Artes, Pró-reitora de Extensão, diretora artística da Escola de Música, e diretora da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, coordena a área coral do projeto Um Novo Olhar, parceria UFRJ/Funarte.