Subiu ao palco do Teatro Dulcina, no Rio, na quarta-feira, 17 de agosto, o Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ (fotos). O grupo inaugurou a série de apresentações do Circuito Proart, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ dentro da programação da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente.
Formado por João Marcos Silva Moreira (flauta), Brendo Santana (oboé), Daniel Martins (clarineta), Julia Ingrid Pereira da Silva (trompa) e Mateus Gusmão (fagote), todos alunos da Escola de Música da UFRJ, o grupo conta com a coordenação dos professores Aloysio Fagerlande e Gabriel Peter Freire. Os ingressos para todos os espetáculos da Mostra são gratuitos e podem ser obtidos antecipadamente na plataforma www.sympla.com.br ou retirados diretamente na bilheteria do teatro.
O programa do espetáculo
Ferenc Farkas – Antigas Danças Húngaras
Oscar Lorenzo Fernandez – Quinteto de Sopros:
Pastoral (Crepúsculo no Sertão); Fuga (Saci Pererê); Canção da madrugada; Scherzo (Alegria da Manhã)
Raphael Baptista – Instantâneos Folclóricos n.1
Marcha do Soldado Biruta; Bagunça com o Gato; Tema, Valsinha e Chorinho; Gavião no Terreiro
José Ursicino (Duda) – Suite sobre temas de Luis Gonzaga
O Quinteto
Integrado por alunos da Escola de Música, o Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ tem por objetivo pesquisar, ensaiar e apresentar publicamente o repertório para esta formação. Implantado na universidade em 2009, tem na prática constante e regular uma forma de proporcionar aos estudantes envolvidos, um importante avanço acadêmico, aliado à vivência de apresentações regulares – tanto nas unidades da UFRJ como em espaços culturais carentes. Assim, chegam a um público nem sempre acostumado com esse gênero musical, e proporcionam a democratização do acesso ao gênero musical. Desde 2017, o quinteto é premiado no Edital Proart-Garin do Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ, com o reconhecimento como Grupo Artístico de Representação Institucional, com participação em todos os principais eventos promovidos pelo FCC.
O Circuito Proart
Com uma trajetória de oito anos e parceria com a Funarte, o Circuito Proart é uma ação de caráter artístico e cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Sua proposta é a circulação dos projetos e grupos artísticos vinculados ao Programa de Apoio às Artes (Proart – UFRJ) por diversos equipamentos culturais do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade. A ideia é oferecer à comunidade acadêmica, e também ao público externo, espetáculos, exposições e oficinas gratuitas, e assim reafirmar o compromisso do Fórum de difundir e promover a articulação entre a arte e a cultura produzidas pela UFRJ e a sociedade.
Fotos de Henrique Koifman