Quarteto Suassuna na Mostra Arte de Toda Gente, no Teatro Dulcina, no Rio

Como parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, subiram ao palco do Teatro Dulcina o Quarteto Suassuna (quarta, dia 30, pelo projeto Sinos) e Marcelo Caldi (quinta, 31, pelo Bossa Criativa). As apresentações gratuitas fazem parte do programa Arte de Toda Gente (ATG), uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

A Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente vem ocupando o Dulcina todas as quartas e quintas-feiras, desde o fim de fevereiro, e se estenderá até o final de abril. Às quartas, a programação fica a cargo do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, e é mais dedicada à música clássica; às quintas, a seleção é do Bossa Criativa, que dá mais destaque à música popular. Ao lado do Um Novo Olhar, os dois projetos integram o programa ATG.

**Quarteto Suassuna**

![20220330_DULCINA_QUARTETO_SUASSUNA_001_ALTA.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/20220330_DULCINA_QUARTETO_SUASSUNA_001_ALTA_b29f981a07.jpg)

O Quarteto Suassuna (acima, em foto de Nadejda da Costa) é formado por quatro instrumentistas residentes na cidade do Rio de Janeiro e atuantes no meio musical carioca: Andréia Carizzi e Luiz Felipe Ferreira (violinos), Samuel Passos (viola) e Glenda Carvalho (violoncelo), e foi formado em 2019. Eles se inspiraram na sensibilidade e grande dedicação do renomado escritor Ariano Suassuna à arte e à cultura brasileiras, prestando-lhe esta homenagem. Carizzi é membro efetivo e spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e conquistou, entre outros prêmios, o 2º lugar no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosislio; Luiz Felipe é músico da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, pós-graduado em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e participou de vários festivais no país e no exterior; Samuel é, desde 2011, integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB; Glenda é pós-graduada em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e violoncelista do Trio Porã e do Quarteto de Universidade Federal Fluminense.

__Programa do concerto do Quarteto de 30/03:__

Joseph HAYDN (1732-1809) – *Quarteto op. 76 no4 em Si bemol maior “Sunrise”* (1798) 23’ – Allegro con spirito, Adagio, Minueto (Allegro) e Finale (Allegro ma non tropo)

Dimitri SHOSTAKOVICH (1906-1975) – *Quarteto no1 Op. 49 em Dó maior* (1938) 15’ – Moderato, Moderato, Allegro molto e Allegro

Ernani AGUIAR (1950) – *Quatuor* (1971) 11’ – Moderato, Movido, Lento e Vivo

**Marcelo Caldi**

![WhatsApp Image 2022-03-31 at 19.35.34 (1).jpeg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Whats_App_Image_2022_03_31_at_19_35_34_1_0a815a9162.jpeg)

Marcelo Caldi (na foto acima, de Henrique Koifman) é pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro, diretor musical… e tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros.

Ele se apresentou como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF e Sinfônica do Recife, criando também arranjos inéditos para essas formações. Compôs *Alma carioca*, uma peça sinfônica inédita para a Orquestra Petrobras Sinfônica, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro (2015), e *Homenagem a Sivuca*, para Orquestra Sinfônica Cesgranrio (2017).

Em 2021, homenageou os 80 anos de Dominguinhos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, a primeira do Estado, da qual é fundador e maestro. A celebração teve participação especial de artistas como Lucy Alves e Juliana Linhares. Caldi ganhou o prêmio da Lei Aldir Blanc para lançamento do livro *Vem tocar sanfona*, que reúne 20 partituras inéditas de autoria de Caldi, de diversos estilos, escritas exclusivamente para acordeom.

![20220331_DULCINA_MARCELO_CALDI_E_PRISCILA_RATO_058.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/20220331_DULCINA_MARCELO_CALDI_E_PRISCILA_RATO_058_95bdb7bfc4.jpg)

Na última parte do espetáculo do Dulcina, Marcelo contou com a participação especial da violinista Priscila Rato (foto acima, de Nadejda da Costa)

Programa do concerto de 31/03:

*Noturno C* – Edward Grieg

*La dulzura de tu rostro* – Delgado Palacios

*Meu amigo e companheiro* – Albino Manique

*Milonga gris* – Carlos Aguirre

*Maré cheia, maré baixa* – Marcelo Caldi

*Early autumn* – Woody Herman/Ralph Burns

*Eunapolitano* – Valzinho do Acordeon

*Gauchote* – Marcelo Caldi/Luciano Maia

*Bachianas 4* – Prelúdio – Villa-Lobos

*Romenia* – tema popular

*Casamento da raposa* – Dominguinhos

*Fotos de Nadejda Costa e divulgação*