Protagonismo histórico

Já está disponível na Mostra Virtual Bossa Criativa – Arte de Toda Gente Ouro Preto, o vídeo Coletivo OuTro Preto. O documentário traz uma reflexão sobre o papel dos povos negros na constituição do patrimônio material e imaterial da cidade histórica mineira. O grupo desenvolve uma série de ações para dar visibilidade ao legado afro-ouro-pretano dos antepassados e a contribuição do povo preto para a construção da história e da sociedade brasileira. A mostra reúne mais de 50 artistas e agentes culturais que atuam nas cidades históricas do Brasil, em 12 vídeos, que estão sendo postados ao longo deste mês, aqui no site e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O evento tem curadoria da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP.

Ao longo do vídeo, os integrantes do OuTro Preto falam sobre essa atuação e de seu empenho para que seja contada outra versão da história, aquela não considerada, em que o negro não apareça como um “ser-objeto” e ocupe seu devido lugar de detentor dos conhecimentos e da tecnologia que permitiram a extração do ouro e a fundição do ferro.

O coletivo se reúne em torno da Mina Du Veloso, um espaço de memória e de trabalho, que funciona como uma espécie de quilombo urbano em Ouro Preto.

Quem compõe o Coletivo OuTro Preto:

Du Evangelista é engenheiro civil, Mestre em Geociências pelo DEGEO-UFOP e idealizador da Mina Du Veloso. Servidor público da Universidade Federal de Ouro Preto, empreendedor social e ativista político, membro do NEABI/UFOP e co-fundador do Coletivo OuTro Preto.

Douglas Aparecido é Bacharel em Filosofia pela UFOP, artista, produtor e provocador cultural. Ativista afrocentrado, é membro co-fundador do coletivo OuTro Preto.

Fredda Amorim é Mestra em Artes Cênicas pela UFOP, doutoranda em Pedagogia do Teatro e compõem os coletivos MICA, Academia Transliterária, Plataforma QUEERLOMBOS, Museu Mutha Brasil e Coletivo OuTro Preto. Professora na Pós-graduação em Lideranças Transformadoras no Business Behavior Institute (BBI) of Chicago, Produtora Cultural e pesquisadora Afro TransFeminista.

Sidnéa Santos é mulher preta da periferia de Ouro Preto. Brigadista Voluntária, Atriz, Historiadora, Pesquisadora, Pós-Graduada em Cultura e Arte Barroca, estudiosa da Cultura Afrobrasileira e Africana. Co-fundadora do Coletivo Du Veloso e do Coletivo OuTro Preto.

 

Fotos de João Dumans