Estão abertas, até 29/05, as inscrições para os cursos Elaboração de Projetos Culturais e Artes Integradas+Educação+Acessibilidade, da Academia Arte de Toda Gente. Gratuitos, ambos têm suas aulas em ambiente virtual e, ao final, conferem certificados de participação. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, e que contempla os projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar. Inscrições e mais informações em https://academiavirtual.artedetodagente.com.br.
Os Cursos
O curso on-line Elaboração de Projetos Culturais tem como objetivo aprofundar o conhecimento nas técnicas de elaboração desses projetos e será realizado em formato remoto e assíncrono, por meio da interface Moodle de ensino e aprendizagem virtual. Podem se inscrever no curso artistas, agentes, gestores, produtores e assistentes culturais; assim como profissionais em formação e demais pessoas interessadas em atuar profissionalmente na elaboração de projetos culturais. Além das aulas exclusivas, recomenda-se que o aluno acesse às aulas da oficina de elaboração de projetos culturais, no portal Bossa Criativa. Ao final, haverá certificação.
A instrutora, Christiane Campos (foto), é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal Fluminense, onde também titulou-se mestre em Comunicação e graduou-se em Produção Cultural. É especialista em Estudos Literários pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem experiência na área de Organização de Eventos.
O curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade percorre a pesquisa e a obra de artistas com deficiência e propõe a reflexão sobre nossas condutas dentro e fora da sala de aula e sobre quais são as transformações necessárias para passarmos a compreender o que normalmente é entendido como limitação, como potencialidade. Como é possível promover a equiparação de oportunidades, para todas as pessoas no estudo, fruição e produção artística? Por meio da conexão entre diferentes linguagens e práticas investigaremos caminhos possíveis para a concepção de projetos educativos e artísticos acessíveis e inclusivos.
As instrutoras são Daina Leyton (à esquerda) – educadora, consultora de Acessibilidade Cultural e de programas educativos e professora do curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade do projeto Um Novo Olhar – e Diele Santo (à direita) – mestre em Artes Visuais, especialista em Educação Especial e Inclusiva, idealizadora do projeto “Ver com as Mãos” e também professora do Curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do Um Novo Olhar.