O curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo, coordenado pelo artista e curador Robson Xavier, conta com a participação de Sara Nina e Leandro Garcia e trata das relações entre a Acessibilidade Cultural e o Ensino das Artes Visuais no Brasil, além de apresentar diferentes projetos interessantes nesse segmento, no Brasil e no exterior.
“Nas aulas, são abordadas questões como formação de públicos, acesso aos bens culturais, espaços de criação e protagonismo, possibilitando uma abordagem acessível e abrangente das concepções de educação formal, sob perspectiva decolonial*”, explica Robson. “O foco são as implicações políticas da luta para a consolidação do ensino da arte na educação básica e ampliação da acessibilidade cultural no Brasil”, completa.
*A decolonialidade refere-se ao processo que busca transcender historicamente a colonialidade e, de acordo com estes autores, supõe um projeto mais profundo e uma tarefa urgente para o nosso presente de subversão do padrão de poder colônia” (La Inflexion Deocolonial – Restrepo, Eduardo; Rojas, Axel – 2010 – referência e tradução de Rodrigo Freese Gonzatto – http://www.gonzatto.com/decolonial-ou-descolonial/)
**O curso, módulo a módulo**
No **primeiro módulo** do curso, Robson Xavier apresenta um panorama da história do ensino das artes visuais no Brasil e sua relação com a acessibilidade cultural. “Abordamos uma introdução sistêmica do Curso Artes Visuais, Acessibilidade Cultural e Decolonialismo”, diz ele. Dentre os exemplos mostrados, estão os projetos “Pinacoteca de São Paulo: Sentir pra ver” e ‘Mediação multissensorial e inclusiva no Sobrado Dr. José Lourenço” do Espaço de Artes Visuais do Ceará, em Fortaleza.
*Saiba mais sobre a exposição “Sentir Pra Ver” no site: http://www.sentirpraver.com.br/apresentacao.html*
Robson também está à frente do **segundo módulo**, em que apresenta um breve histórico dos paradigmas da acessibilidade e inclusão e mostra exemplos de coletivos, como o Mujeres Creando, da Colômbia.
Sara Nina conduz o **módulo 3**, no qual trata da arte como experiência a partir e além do cotidiano – arte urbana e intervenções culturais. Ela fala do corpo e experiências cotidianas do ser “diferente” e cita o texto de sua xará, Sara Cruz,em seu livro *Intocáveis: O Corpo com Deficiência nas Obras de Mulheres*.
“A realidade pode ser cruel, principalmente com as minorias, pois sempre se refere a uma sociedade em um contexto esmagador e preconceituoso. Todavia, a arte também lança territórios propícios à criação do novo, aos questionamentos constantes do que está posto. O corpo enquanto objeto artístico é manipulável e pode ocupar, em vez da posição de abate a que tantas vezes é exposto, lugares de resistência”. (CRUZ, 2018, p.11)
No **módulo 4**, Leandro Garcia apresenta processos e ateliês de artistas como possibilidades, perspectivas interativas na arte contemporânea e a experimentação de meios e suportes. “Ao longo do tempo, os espaços de criação estão diminuindo significativamente com a urbanização das cidades e o tipo de arte produzida pelos artistas”, diz Leandro, que cita o crítico e curador francês Nicolas Bourriaud:
“[…] o ateliê deixa de ser o lugar privilegiado de criação para se tornar o espaço onde se centralizam as imagens coletadas pelo mundo. O artista não sendo mais um criador é uma espécie de intruso em todos os outros campos. Ele seleciona signos, explora seus campos de produção, manipula-os, constrói trajetórias entre eles”. (BOURRIAUD, 2002, p. 77)
No **módulo 5**, Robson Xavier aborda temas como arte e política e apresenta projetos que relacionam arte, acessibilidade e decolonialidade. “Analisamos as relações entre arte e política a partir da autonarrativa, das histórias de vida e da cartografia, proporcionando ideias para projetos educacionais em artes visuais que respeitem a diversidade cultural brasileira”, relata.
**Robson Xavier da Costa** é artista visual e curador. Pós doutor em Estética e História da Arte pelo MAC USP; Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, com mobilidade na Universidade do Minho – Portugal; mestre em História pela UFPB; especialista em Educação Especial pela UFPB; com formação em arteterapia pela Clínica Pomar – RJ; Licenciado em Artes Plásticas pela UFPB. Professor/pesquisador do Departamento de Artes Visuais e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE) e Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (AMI/UFPB/CNPq).
**Leandro Garcia** é doutorando em Artes Visuais na Universidade de Brasília (UnB); mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na área de Ensino de Artes Visuais; especialista em Cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); graduado em Licenciatura de Artes Visuais (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais (UnB). Arte educador, artista multimídia e designer digital, atua entre outras áreas em processos autobiográficos, moda, apropriação fotográfica em redes sociais e poéticas da visualidade. Atualmente dedica-se a pesquisa de metodologias de investigação baseada em artes, a/r/tografia, autoformação, pintura autobiográfica em técnicas mistas e com utilização de materiais alternativos, assim como, a construção subjetiva da identidade no ensino formal e não-formal de artes.
**Sara Nina** é artista, professora e pesquisadora. É graduada em Artes Plásticas, licenciada em Artes Visuais, especialista em Educação Inclusiva e mestre em Artes Visuais pela UFPB. Publicou, dentre outros livros, “Travessia dos Sentidos: estratégias de mediação multissensorial e inclusiva no Sobrado Dr. José Lourenço em Fortaleza-CE”. É ilustradora infantil e toca o projeto “Artografismos”, canal no YouTube, blog e Instagram. É cearense, e atualmente mora em São Paulo.
***O acesso aos módulos do curso é viabilizado por meio de inscrição. Fique atento para a abertura de novas turmas, que serão anunciadas aqui no site e em nossas redes sociais. No final de abril de 2021, por exemplo, serão abertas inscrições para um novo curso: Música + Educação + Acessibilidade. Em breve mais informações.***
Tela na foto: Raffaella Bompiani (reprodução da autora)