Projeto Bandas retorna ao Rio em concerto gratuito

Gabriel Dellatorre e a Orquestra de Sopros da UFRJ – foto Nadejda Costa, divulgação

Neste comecinho de julho, o Projeto Bandas retorna ao Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio, em mais um concerto gratuito com a Orquestra de Sopros da UFRJ. Regido por Gabriel Dellatorre, o concerto acontece no dia 3, às 19h, e apresenta um repertório preparado especialmente para o projeto, com obras de Pixinguinha, Alberto Nepomuceno, César Guerra-Peixe e José Urcisino da Silva (Maestro Duda). A récita será gravada e as partituras das peças apresentadas serão posteriormente publicadas no site do projeto, passando a integrar o repertório da Série Música Brasileira para Bandas. A iniciativa é uma ação do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas e conta com o apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Ambos fazem parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria Funarte e UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

O concerto de 03 de julho

Orquestra de Sopros da UFRJ
Aquiles Moraes, solista | Gabriel Dellatorre, regente
Marcelo Jardim, diretor musical

Programa:

Pixinguinha (1897-1973) – Auriverde (dobrado) arr.: Everson Moraes

Alberto Nepomuceno (1964-1920) Série Brasileira

I – Alvorada na Serra

II – Intermédio

III – Sesta na Rede

IV – Batuque

César Guerra-Peixe (1914-1993) Quatro Coisas, adaptação: Paulo Aragão

I – Prelúdio

II – Movimentação

III – Intermédio

IV – Caboclo de Pena

José Urcisino da Silva (Maestro Duda) Maracatu Rural

José Urcisino da Silva (Maestro Duda) Concertino n. 2, para Trompete e Banda
solista: Aquiles Moraes, trompete

José Urcisino da Silva (Maestro Duda) Suite Clássicos no Frevo nº 1 (Brasileira)

I – Carlos Gomes no Frevo

II – Villa-Lobos no Frevo

III – Duda no Frevo

A orquestra

A Orquestra de Sopros da UFRJ (https://www.orquestra.ufrj.br) é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, e atua diretamente no suporte ao bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011. Tem por objetivos proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. Sua primeira estrutura organizacional se deu em novembro de 2017, e desde então mantêm ininterrupta temporada de concertos, tendo sido responsável por dezenas de primeiras audições, de obras de compositores brasileiros e internacionais. Em 2009 gravou o CD “A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos” e em 2017 o CD ao vivo “Dobrados para o Itamaraty”.

O solista

O trompetista Aquiles Moraes (foto) iniciou seus estudos aos 8 anos de idade, em 1998, na banda Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense. É integrante dos grupos Os Matutos e Regional Nacional e ainda da orquestra Furiosa Portátil, da Escola Portátil de Música. Aquiles gravou e se apresentou com diversos artistas como Maurício Carrilho, Nailor Proveta, Maria Bethânia, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Zé Renato, Lisa Ono, Luciana Rabello, Cristovão Bastos, Bibi Ferreira, Ney Matogrosso, Monica Salmaso, Mario Adnet e Hamilton de Holanda entre outros. Participou como professor de trompete do Festival Nacional de Choro de 2010 e das l, ll, lll e IV Semana Seu Geraldo de Música. Estudou na Escola Portátil e na Unirio (durante o bacharelado), com Nailson Simões. Participou em 2012 do encontro de trompetes da ITG, nos EUA e, atualmente se dedica também à pesquisa do repertório brasileiro para trompete.

O maestro

Gabriel Dellatorre é professor substituto de Regência de Banda da Escola de Música da UFRJ e, também, regente assistente da Orquestra de Sopros da UFRJ. Ele é coordenador assistente da Banda Sinfônica Jovem da UFRJ, atuando também como regente do grupo. Fez Licenciatura em Música e Bacharelado em Regência de Banda, pela UFRJ, e atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da EM/UFRJ, tendo como orientador o Prof. Dr. Marcelo Jardim, com o tema “José Ursicino da Silva e a Banda de Música: revisão, edição e gravação de 5 obras”. É bolsista do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio as Bandas de Música, o qual é parte do Programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ, e colabora também com os projetos Bossa Criativa e Sistema Nacional de Orquestras Sociais, integrantes do mesmo programa.