Projeto Bandas oferece workshop gratuito de regência no Rio

No dia 7 de dezembro, acontece na Escola de Música da UFRJ, no Rio, o Workshop de Regência de Banda. Na sequência, será oferecido o Laboratório de Regência de Banda, no qual será posto em prática o que for abordado no encontro. Conduzido pelos maestros Marcelo Jardim (professor e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ) e Gabriel Dellatorre (assistente, também da EM/UFRJ) e é uma ação do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, que integra o programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ.

A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro – RJ (CEP 20021-290) e as inscrições para o workshop deve ser feitas antecipadamente por meio de formulário disponível em: https://forms.gle/7jwUxC23bsf7x9Sd8.

O maestro Marcelo Jardim – divulgação

O workshop de Regência de Banda

No workshop de Regência de Banda serão abordados aspectos técnicos relacionados ao gestual e aos desafios com que os regentes se deparam em seus ensaios e apresentações. Serão tratados os princípios básicos da técnica de regência, com foco na preparação consciente dos estudos, padrões de gestual, impulsos, gestual preparatório etc; bem como questões sobre o estudo da partitura, identificação dos estilos das obras a serem trabalhadas, técnicas de ensaio, preparação de repertório e outras.

Será valorizada a troca de experiências dos participantes, bem como a estruturação das melhores formas de aquecimentos coletivos para a banda. As questões abordadas serão trabalhadas através do repertório a ser ensaiado na banda laboratório. São elas:

Técnica de regência:

a) postura corporal; relaxamento; relação entre regência, trajetória e gravidade; posição inicial; gestual com impulso e gestual neutro (gestuais ativo e passivo);

b) gestual preparatório; padrões básicos de marcação de compasso; compassos simples, compostos, assimétricos, alternados; entradas nas diferentes partes do compasso; entradas na cabeça de tempo e entradas em fração de tempo;

c) gestuais expressivos; legato; staccato; tenuto; gestuais com e sem rebote; ritmos sincopados; cortes; independência de mãos/braços;

d) fermata; mudanças de andamento; mudanças de dinâmica; mudanças de articulação.

Preparação de repertório:

a) Técnicas de estudo e anotações na partitura; agrupamento de compasso; conhecimento sobre instrumentação; estilo; sonoro; técnicas de memorização;

b) Técnicas de ensaio: consciência das possibilidades técnico-musicais do conjunto; Leitura inicial; trabalho rítmico; trabalho de afinação; trabalho de dinâmica e equilíbrio; sonoridade; fraseio expressivo e respiração; preparação e administração do tempo de ensaio; ensaio geral; apresentação.

O maestro Gabriel Dellatorre – divulgação

O Laboratório de Regência de Banda

O laboratório de Regência de Banda será o momento para a prática de regência, organizado no formato de ensaio de pequenas obras musicais ou trechos de peças, que apresentam informações de importância para o estudo detalhado por parte do regente. O Laboratório será a parte prática do workshop de regência de banda e abordará os aspectos diretos do ensaio, preparação de obra, aplicação direta dos conceitos técnicos sobre padrões e planos de gestual, padrões métricos, trajetórias e impulsos, entradas, fermatas etc.

Horários e locais:

Workshop de Regência de Banda

Prof. Marcelo Jardim, assistente: Prof. Gabriel Dellatorre

15h-17h – Workshop de Regência de Banda

Sala Francisco Manoel. Prédio Anexo, 3º andar

18h-20h – Laboratório de Regência de Banda com Orquestra de Sopros da UFRJ

Salão Leopoldo Miguez