Projeto Bandas apresenta concerto gratuito em Mogi das Cruzes

No Sábado, 29 de julho, o Projeto Bandas promove um concerto gratuito com no Teatro Vasques, em Mogi das Cruzes (SP). Na apresentação, Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, sob a regência do maestro Marcelo Jardim, e tendo como solista o clarinetista Cristiano Costa interpretará obras de Hudson Nogueira, Henrique Alves de Mesquita, José Ursicino da Silva (Duda), Alexandre Fracalanza Travassos, Carolina Cardoso de Meneses, Joaquim Naegele, Leonardo Bruno e Gilberto Gil. Parte do repertório – que será gravado ao vivo – irá compor a série de publicações Música Brasileira para Banda e Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, projeto integrante do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ.

No primeiro semestre deste ano, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música promoveu a gravação de três concertos com a Orquestra de Sopros da UFRJ, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro, um deles também com a regência do maestro Marcelo Jardim, e outros dois regidos por Gabriel Dellatorre. O repertório apresentado contou com obras de alguns dos mais importantes compositores brasileiros, como Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Alberto Nepomuceno, Murillo Santos, Patápio Silva, Altamiro Carrilho, Francisco Braga, Ernesto Nazareth, entre outros. Como ocorrerá agora em Mogi das Cruzes, os concertos foram gravados e todo o material, incluindo as partituras, será publicado no site do projeto entre a partir de agosto, passando a fazer parte do acervo, que é uma das principais ações do projeto. Esta ação em Mogi das Cruzes dá prosseguimento a uma parceria que se iniciou com a Caravana Sinos, realizada em julho de 2022 e a Capacitação Pedagógica para Instrumentos de Cordas, em julho de 2023.

A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes em apresentação com o maestro Marcelo Jardim – divulgação

O Concerto

Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes

Cristiano Costa, solista | Marcelo Jardim, regente

Teatro Vasques, 29 de julho de 2023 – sábado às 20h

Programa:

José Ursicino da Silva (Maestro Duda, 1935)

Música para Metais nº 1

arr. Marcelo Jardim

José Barbosa de Brito

Newton (dobrado)

arr. Marcelo Jardim

Hudson Nogueira (1968)

Segunda Suíte das Lendas Amazônicas

I – O Boto

II – Boiuna

III – Mani Oca

IV – Vitória Régia

Carolina Cardoso de Menezes (1913-2000)

Gibi Bacurau (côco)

arr. Everson Moraes

Henrique Alves de Mesquita (1830-1906)

Batuque

arr. Everson Moraes

Alexandre Fracalanza Travassos (1970)

Chaturanga

Joaquim Antônio Naegele (1899-1986)

A Vida pela Flor

arr. Marcelo Jardim

Hudson Nogueira (1968)

Quatro Faces do Choro

I – Fazendo Amigos

II – Brincadeira de Criança

III – Sem Você

IV – Choro Nordestino

Gilberto Gil / Leonardo Bruno

Frevo Rasgado

arr. Marcelo Jardim

A Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes

A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, formada pelos monitores e alunos mais avançados do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, realizado pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. A Banda também conta com músicos da Sinfônica Mogi, da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que é responsável pela gestão do projeto. O Pequenos Músicos atende 11 mil alunos da rede municipal de ensino com aulas de musicalização e ensino sinfônico. Ainda na área de educação musical, a Secretaria desenvolve o projeto “Pra ver a Banda Passar” em parceria com a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC) com apoio da Secretaria de Estado da Educação.

Cristiano Costa, clarinete (solista convidado)

O clarinetista Cristiano Costa – divulgação

Natural de Niterói (RJ), Cristiano começou seus estudos na clarineta com o renomado professor José Botelho. Em 2009, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, formou-se bacharel em Música com o Dr. Fernando Silveira. Como bolsista, participou de mais de 30 festivais nacionais e internacionais. O músico tem consolidado uma carreira como solista, apresentando-se a frente de grupos como Banda filarmônica do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra Sinfônica UNIRIO, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Goiânia e Banda sinfônica do festival de Domingos Martins. Cristiano foi o vencedor do concurso Sul-Americano de clarinetistas, em San Miguel de Tucumán- Argentina e do primeiro concurso de jovens solistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia e da Orquestra Sinfônica da UNIRIO. Participou de masterclass na Julliard School of Music em Nova Iorque (EUA) e em Buenos Aires (Argentina) e, atualmente, é líder do naipe de clarinetes da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e regente da Banda Jovem (Música na Rede), além de atuar como professor em festivais de música nacionais.

O maestro

Marcelo Jardim (foto) é diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor-orientador do PROMUS – Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. É Doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, e Mestre e Bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É diretor executivo do programa Arte de Toda Gente (Funarte-UFRJ), o que inclui o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas, Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil – SINOS, Projeto Bossa Criativa, Projeto Um Novo Olhar, entre outros. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda. Atua em concertos e festivais em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, e dentre seus projetos de pesquisa estão A Banda do Villa, com resgate da obra de Villa-Lobos para banda, e encomenda de novas obras para bandas sinfônicas.

O Projeto Bandas

O Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música tem por objetivo dar suporte pedagógico na produção de novas obras para banda de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como cursos de capacitação para regentes, compositores e instrumentistas, além de promover gravações a partir das apresentações artísticas com bandas sinfônicas e bandas de música de diversas partes do Brasil. O intuito de divulgação do repertório ao grande público da música sinfônica escrita especificamente para banda se alia na própria utilização desse material como elemento de suporte didático e pedagógico, oferecendo padrões artísticos e referências de interpretação para as bandas de todas as partes do Brasil – principalmente as localizadas em cidades do interior. A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, juntamente às partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda, bem como suporte para a produção de curso em EAD.