Musicista versátil, Mestre em flauta transversa barroca e música antiga pela Escola Superior de Utrecht (Holanda), e Doutora em Música pela UNIRIO, pianista laureada em vários concursos, Veruschka Mainhard realizou estudos de canto com Carol McDavit e Martha Herr no Brasil, Uta Spreckelsen na Alemanha e Marianne Blok na Holanda. Participou de diversas masterclasses ministradas por Jean-Paul Fouchécourt, Susie le Blanc, Monique Zanetti e Maria Venuti e Laura de Souza. Como bolsista da Fundação do estado de Baden – Württemberg, aperfeiçoou-se ainda com Roland Hermann, Mitsuko Shirai, Hartmut Höll, Hilde Zadek e Jeffrey Gall na Alemanha e com Jorge Chaminé na Fundação Calouste Gulbenkian de Paris.
Fez parte do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Foi preparadora vocal do Coro de Câmara Pro-Arte, do qual foi integrante por mais de 30 anos.
É Professora Adjunta de Dicção e Canto da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo responsável pela disciplina Dicção e Pronúncia para o Bacharelado em Canto e Regência Coral. Integra também o quadro de professores orientadores do PROMUS (Programa de Mestrado Profissional em Música).
Vem exercendo atividade pedagógica, ministrando vários cursos e masterclasses de canto e técnica vocal para coro. Ainda na área acadêmica, coordena o Projeto de Extensão “Transcrições e Traduções”, um guia eletrônico de consulta ligado ao Centro de Estudos da Voz do PROMUS, que disponibiliza traduções de textos de obras vocais estrangeiras para o Português e suas transcrições fonéticas, bem como traduções para o Inglês de textos de obras vocais brasileiras e suas transcrições fonéticas para cantores e regentes estrangeiros que não conheçam a pronúncia do Português Brasileiro cantado.
Atuou como solista em óperas, oratórios e cantatas no Brasil, Alemanha, Holanda e Estados Unidos. Como camerista, vem se apresentando nas mais importantes salas de concerto do país e no exterior.
Gravou diversos discos e programas para rádio e tv.