Natural de Niterói, Thiago Tavares iniciou seus estudos com o professor Cristiano Alves, com quem mais tarde concluiu o curso de Bacharelado em Clarineta pela UFRJ. Cursou até o oitavo período do curso técnico da UFRJ, sob a orientação do professor José Freitas. Concluiu o Mestrado no Conservatório de Rotterdam, com o professor Henri Bok, em Clarone.
Aos 17 anos, fez a sua primeira participação junto à Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e, com 18 anos, passou em concurso para primeira clarineta da OSB-Jovem, orquestra com a qual se apresentou como solista, em concertos na Sala Cecília Meireles. Em 2003, passou a integrar o naipe da OSB, tocando clarineta, requinta e clarone. Atualmente, integra o naipe de clarineta da Orquestra Sinfônica da UFRJ.
Ao longo de sua carreira, obteve os seguintes prêmios: Jovens Solistas Nelson Freire, Jovens Solistas Armando Prazeres, Concurso Furnas Geração Musical, Concurso Jovem Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e, por duas vezes, Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. Em 2015, foi solista de um concerto para clarone, do compositor Harry Crowl, durante a Bienal da Música Brasileira, e já teve mais de 25 obras dedicadas a ele.
Foi professor de clarone no curso de extensão da UFRJ, em 2016, e já realizou masterclasses de clarone na USP, UNICAMP e UFRJ, para alunos de clarone e de composição.