Diplomado em saxofone e pós-graduado em música de câmara pela “Escola de Música e Belas Artes do Paraná” (EMBAP/Unespar).
Autor de pesquisa musicológica intitulada “O repertório brasileiro para saxofone na música de câmara” (1° trabalho acadêmico realizado sobre este tema).
Como bolsista do governo brasileiro (Ministério da Educação – CAPES) desenvolveu estudos em ciclo de aperfeiçoamento no “Conservatoire National de Musique de Mulhouse” (França), onde obteve o “Premier Prix de Saxophone” (1° Prêmio em Saxofone) e a “Medaille d’Or de Musique de Chambre” (Medalha de Ouro em Música de Câmara).
Em seguida conquistou em Besançon o “Diplôme de Concert – Prix Superieur Interregional” (concurso realizado entre conservatórios do leste da França e de Luxemburgo).
Em 2002, liderando o “A Plenos Pulmões – Grupo de Saxofones”, venceu o Concurso Bianca Bianchi dentro do 3° Festival de Música de Câmara de Curitiba.
No Brasil, foi professor convidado em vários festivais de música e workshops, nas cidades de Curitiba – PR (Oficinas de Música edições de 2000, 2001, 2002, 2003, 2005, 2007, 2008 e 2012), Cascavel – PR (Festivais de Música edições de 1996, 1997, 2001, 2002 e 2004), São José dos Pinhais – PR, Campo Mourão – PR, Itaipulândia – PR, Faxinal do Céu – PR, Candói – PR, São Mateus do Sul – PR, Araucária – PR, Bela Vista do Paraíso – PR, Marechal Cândido Rondon – PR, Apucarana – PR, Ribeirão Claro – PR, Palmas – PR, Antonina – PR, São Luiz – MA, Natal – RN, Porto Alegre – RS, Canela – RS, Fortaleza – CE, Icó – CE (1° Festival de Música de Câmara do Ceará – 2006), Tatuí – SP (1° Encontro Internacional de Saxofonistas – 2004 e 3° Encontro Internacional de Saxofonistas – 2007), São Paulo – SP, Jaraguá do Sul – SC (FEMUSC edições de 2007 e 2008), Teresina – PI (Painéis Funarte de Bandas de Música 2007), Marechal Deodoro – AL (Painéis Funarte de Bandas de Música 2008), Bananeiras – PB (Painéis Funarte de Bandas de Música 2009), Vigia – PA (Painéis Funarte de Bandas de Música 2012), Aracaju – SE (Painéis Funarte de Bandas de Música 2013), Paragominas – PA (Painéis Funarte de Bandas de Música 2016), Porto União – SC, Londrina – PR (Festival de Música 2011), Salvador – BA (UFBA), 1era Convencion Vientos Del Sur (Bolívia – 2011), Perusax 2012 (Cusco), I ESAX BRASÍLIA (2013), II Encontro Alagoano de Saxofonistas-2018 (Maceió-AL), IV Encuentro Internacional de Saxofonistas de Bolívia (Santa Cruz de La Sierra 2018), III Encontro Alagoano de Saxofonistas-2020 (UFAL).
Na África em 2005, a convite do Itamaraty apresentou-se e ministrou workshop na Escola de Artes da Universidade de Gana.
Também em 2005, representou o Paraná no “Ano do Brasil na França”, realizando cinco shows em Paris com o grupo Três no Choro.
No início de 2020, participou com o “A Plenos Pulmões – Grupo de Saxofones” do festival “Semanas Musicales de Frutillar 52 años” (Chile).
Desde 1993 tem atuado frequentemente como saxofonista convidado junto à Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) em concertos e gravações, também é convidado da Camerata Florianópolis.
Já atuou como solista à frente das seguintes orquestras: Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra à Base de Corda (CMPB de Curitiba), Orquestra Filarmônica Juvenil da UFPR, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica da Embap.
Como camerista e líder de um quarteto de saxofones franco-brasileiro chamado Quatuor Paris-Rio realizou turnê pela França, Suíça, Alemanha e Brasil. Apresentou-se também na Dinamarca com o grupo da cantora Maria Hiort Petersen, que conduz um trabalho voltado para difusão da MPB, Bossa Nova e Choro, dando mostra de sua versatilidade como instrumentista e valorizando suas raízes culturais brasileiras. Atualmente é professor de saxofone e música de câmara da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/Unespar).
Rodrigo toca com as palhetas e abraçadeiras D’ADDARIO RESERVE CLASSIC e os saxofones HENRI SELMER-PARIS.