Matheus Coelho

Matheus Coelho é maestro, barítono e clarinetista, natural de Campo Grande-MS e atualmente estabelecido em Toronto, Canadá. Doutorando em Regência Orquestral pela renomada Universidade de Toronto, Matheus é regente assistente da University of Toronto Symphony Orchestra (UTSO). Com atuações em música sinfônica, coral, operática e popular, ele foi formado em ambientes multifacetados, que complementam seu estilo versátil de performance.

Coelho começou sua carreira ao clarinete na Fundação Barbosa Rodrigues, em Campo Grande, sob a orientação do maestro Eduardo Martinelli, integrando também o naipe de madeiras da Orquestra Sinfônica de Campo Grande. Fascinado pela regência orquestral, Matheus iniciou seus estudos em Regência na Unicamp em 2014, onde também estudou canto lírico com o maestro Angelo Fernandes.

Fez parte da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), na qual foi orientado pela aclamada maestra americana Marin Alsop. Além disso, participou de inúmeros festivais, como o Festival de Campos do Jordão, assim como masterclasses lideradas por maestros de renome mundial, incluindo Sian Edwards, Neil Thomson, Cristian Măcelaru e Giancarlo Guerrero. Nessas ocasiões, regeu orquestras profissionais, como a OSESP, a Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica da USP, apresentando-se na Sala São Paulo e na Sala Minas Gerais.

Além de sua carreira vocal e instrumental, atuando com orquestras, companhias de ópera e coros, ele também ocupou cargos de regente assistente e diretor musical em diversos grupos. Fundou a Camerata Experimental de Campinas e foi regente assistente da University of Manitoba Symphony Orchestra e da Orquestra Sinfônica da UNICAMP. Como cantor, foi membro do Ópera Estúdio da UNICAMP, do Coro Contemporâneo de Campinas e, atualmente, do Nathaniel Dett Chorale.

Matheus possui Mestrado em Música pela Universidade de Manitoba/Canadá e atualmente, cursando doutorado em Toronto, estuda com os maestros Uri Mayer e Dr. Jamie Hillman, focando sua pesquisa nas peças coro-orquestrais do compositor brasileiro Heitor Villa- Lobos. Além de seu cargo na UTSO, ele é também maestro assistente na Kindred Spirits Orchestra, assim como regente, cantor e clarinetista freelancer em orquestras, coros e companhias de ópera. Na próxima temporada, assumirá as posições de diretor musical e regente das recém-estabelecidas CAFMD Orchestra e York Region Youth Orchestra na região Toronto