Luis Caldana

Luis Marcos Caldana é formado em Tímpanos, Percussão e Acessórios pelo Conservatório de Tatuí, em Educação Artística pela Faculdade Asseta e Pós-Graduado em Educação Musical pela Facon.

Em 1997, conquistou o primeiro prêmio do I Concurso Nacional de Música de Câmara “Henrique Niremberg”, na cidade do Rio de Janeiro, com o Duo Aries.

Como professor de percussão, trabalhou na área de banda em oito diferentes edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, bem como do projeto Pró Bandas (1997 a 2007). Ministrou palestras sobre ritmos brasileiros e dirigiu o Grupo de Percussão em Monterrey, (México) e Budapeste (Hungria). Ainda como professor, imprimiu sua marca na Conferência de Educadores Musicais no Estado do Kentucky/EUA, onde executou a primeira audição mundial da obra de Hudson Nogueira – “Cinco Variações para um Percussionista Solo e Banda”, dedicada a ele e também gravou o mesmo trabalho com a Banda Sinfônica Municipal de Sumaré no ano de 2007.

Detectando a necessidade de unir percussionistas de todo o país, criou e organizou por seis edições o Encontro Internacional de Percussão, mantido pelo Conservatório de Tatuí.

Participou de turnê pela Costa Rica com a Camerata Tatuí, ministrando aulas de percussão e abordando ritmos brasileiros. Em 2009 ministrou palestra de percussão sinfônica e popular em Boa Vista (RR), 2011 em João Pessoa (PB), 2012 em Vigia (PA), 2013 em Guaíba (RS), 2014 em Cachoeiras (BA), 2016 em Paragominas (PA) e 2017 em Belo Horizonte (BH) dentro do Painel Funarte de Bandas. Em 2019, ministrou aulas de percussão no 5° Gramado In Concert/RS.

Na área popular, trabalhou como baterista e percussionista acompanhando vários artistas de renome como Alceu Valença, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Benito di Paula, Guilherme Arantes, dentre outros. Entre 2013 à 2016 foi jurado do quesito bateria no carnaval paulistano pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

Atualmente, é professor da área de Percussão Sinfônica, Timpanista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Coordenador do Grupo de Percussão do Conservatório onde desenvolve repertório eclético, que passa pelo clássico, popular, contemporâneo, inclusive percussão corporal e ministra aulas de bateria e percussão na Escola Livre de Música de Itapetininga/SP.