Nasceu em Salvador, Bahia, onde iniciou seus estudos musicais. Entre 1986 e 1992 estudou na Escola Estatal Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha) na classe da professora Renate Greiss-Armin, onde em 1990 graduou-se como Músico de Orquestra e em 1992 completou Curso de Aperfeiçoamento Artístico (equivalente ao Master of Music). Durante este período foi bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), e da Fundação Vitae, além de exercer diversas atividades artísticas e didáticas. Entre 1997 e 2001 cursou e completou o Doutorado em Flauta da Universidade de Washington, Seattle (Estados Unidos), com o professor Felix Skowronek, sendo durante todo este período bolsista da CAPES.
Tem participado de numerosos cursos e festivais de música – como bolsista e artista convidado – no Brasil, Itália, Alemanha, Suíça, Portugal, Argentina, Estados Unidos e Canadá. Em 1982, aos 16 anos de idade, ingressou na Orquestra Sinfônica da Bahia, onde passou a ocupar o cargo de 1 flautista /chefe de naipe, a partir de 1991. Em 1992 foi contratado como professor de flauta da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde atualmente é Professor Associado de flauta, lecionando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Atualmente exerce o cargo de Coordenador para Programas de Pós-Graduação Profissionais da CAPES.
Lucas Robatto atuou como músico convidado em diversas orquestras, tais como: OSESP, Orquestra Sinfônica da UFBA, Orquestra Sinfônica da Escola Superior Estatal de Música de Karlsruhe, Bach Akademie-Stuttgart, Orquestra do Teatro Arthur Azevêdo – Maranhão, entre outras. Como solista teve a oportunidade de apresentar-se diversas vezes frente a orquestras como a Orquestra Sinfônica da UFBA, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Municipal de Campinas, Orquestra da Universidade de Washington e Orquestra da Chamber Music San Juans, entre outras. Além de sua intensa atividade como recitalista, tem atuado como camerista em diversos grupos estáveis, destacando-se: Duo Robatto, GIMBA (Grupo de Interpretes Musicais da Bahia) e Quarteto de Flautas da Bahia.
Lucas Robatto foi premiado nos seguintes concursos nacionais e internacionais: Concurso Eldorado (1995), Concurso de Música de Câmara Santa Marcelina – SP (1995), Concurso Jovens Cameristas – Paraíba (1996), Concurso Internacional de Música de Câmara de Buenos Aires (1996), Concerto Competition da Universidade de Washington (1998) e Prêmio BRASKEM Arte e Cultura – Bahia (2002).
Lucas Robatto tem participado regularmente como docente e músico nos seguintes festivais de música: Seminários Internacionais de Música (Salvador – BA), Verões Musicais (Gramado e Canela – RS), Festival de Inverno da Unisinos (São Leopoldo –RS), Festival Internacional de Música do Pará (Belém – PA), CIVEBRA (Brasília-DF), Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga de Juiz de Fora (MG), Festival Internacional de Música de Campina Grande (PB), Encuentro Juvenil Música para Todos (Cordoba – Argentina), Festival Villa Lobos (RJ) e Gramado in Concert (Gramado -RS).