Fernando Pereira é professor dos cursos de Bacharelado em Violino e de Mestrado Profissional da Escola de Música da UFRJ. Iniciou seus estudos nessa instituição, na classe da Professora Nathercia Teixeira. Aos 18 anos, rumou para Paris onde foi laureado nos cursos superiores do Conservatório de Chatillon, com a Profa. Marie-Joëlle Battisti; do Conservatório Jacques Ibert, com o Prof. Philippe Coutelen; e da École Régionale de Musique Edgar Varèse, sob a orientação de Ami Flammer. Nesse período, graduou-se ainda em Música na Université Paris IV – Sorbonne.
Profissionalmente, integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira entre os anos de 2001 e 2008 e hoje é membro da Orquestra Petrobras Sinfônica, com a qual atuou como solista em recentes concertos na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Como camerista, é fundador do Quarteto Uirapuru, grupo com o qual realizou concertos e master classes no Brasil e América Latina. Fernando participa ativamente de diversas formações camerísticas, tendo sido artista convidado do grupo Magisterra Soloists, apresentando-se em recital com a violinista Annette-Barbara Vogel, na Von Kuster Hall, Canadá.
Em sua intensa atuação pedagógica, Fernando foi um dos fundadores da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, ministrando e promovendo Master classes de violinistas, tais como Julian Rachlin e Oscar Bohorquez.
Alinhado com sua dedicação ao ensino e à performance instrumental, sua Tese de Doutorado, intitulada Fundamentos da técnica violinística – História e conceitos contemporâneos, possibilitou a colaboração do musicólogo Clive Brown na Universität für Musik und darstellende Kunst, em Viena.