Carlos Alberto Vieira

Nasceu no dia 10 de março de 1944, em Florianópolis, Santa Catarina, e pertence a uma tradicional família de músicos. Com seu avô, o maestro Sebastião Bousfield Vieira, e seu pai, Carlos Vieira, iniciou os estudos musicais. Sua atividade na área da música acontece no ensino para crianças e jovens. Iniciou sua atividade de músico em 1961, na antiga Orquestra Sinfônica de Florianópolis, sob a regência do maestro Emanuel Peluso. Sob a regência do maestro Hélio Teixeira da Rosa, participou como violista da Orquestra de Câmara de Florianópolis, sendo um dos seus fundadores. É professor de violino e viola desde 1970. Realizou em Florianópolis o Projeto Espiral, em 1978 e 1979 -, juntamente com as professoras Adelaide Moritz e Nelly Péricas, atendendo 90 alunos de cordas. Posteriormente, no período de 1983 a 1989, e como único professor responsável, ministrou aulas de violino e viola atendendo em média 120 alunos anuais. Nesse período realizou com cinco alunos adiantados, um treinamento de monitores, que passaram a auxiliar o trabalho durante as aulas com os demais alunos. Como consequência, todos se tornaram profissionais e seguem em plena atuação como professores e músicos em Florianópolis.

Em 1980 passou a trabalhar com o Método Suzuki, criando em 1983 a Orquestra Jovem com seus alunos. Em 1986 fundou a Camerata Arcos, com jovens músicos profissionais e, em 1994, reativou a Orquestra Sinfônica de Florianópolis, fundada em 1944, sendo seu atual regente titular. Estudou regência com os Maestros Ernani Aguiar, Gilberto Bittencourt, Alceu Bochino, Roberto Duarte e Carlos Lucas Besen (na UDESC, em Florianópolis). Participou de cursos no Japão, em 1983 e 1989, sendo um dos primeiros professores sul-americanos a ter aulas com o doutor Shinichi Suzuki, e é um dos pioneiros no ensino Suzuki no Brasil. Como professor do Método Suzuki e Diretor de Orquestra, tem atuado em diversos Cursos e Encontros no Brasil. Desde 1991 participa como professor e regente no Festival Internacional de Jovens Músicos no Chile, nas cidades de Santiago, Viña Del Mar, Quilpue e Antofagasta, colaborando com seus colegas professores chilenos para o ensino e desenvolvimento do Método Suzuki naquele país. Dirige a Orquestra Escola, como projeto Orquestra Social, reunindo alunos e professores no ideal de educação e inclusão social através da prática musical. Criou junto com seus filhos a Camerata Vieira onde atua profissionalmente.

Atualmente, planeja com o Musicata e sua equipe de professores uma nova maneira de atuação didática, para reagrupar musicalmente seus atuais alunos e novos interessados. Além disso e, dependendo de conseguir aporte financeiro, deseja continuar a realização das oficinas de ensino instrumental e prática de orquestra, sem custo para alunos carentes e em situação de risco social, tal como fora previsto e realizado no projeto original.