Albert Savino Khattar é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor colaborador do Instituto Carlos Gomes de Belém.
Atua como professor convidado em diversos cursos de música pela América do Sul, América do Norte e África, sendo convidado para diversos festivais, como o Festival Trombonanza, Encuentro Internacional de Low Brass Manizales, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional de Música Sesc-Pelotas, Festival Música nas Montanhas, Curso de Férias de Tatuí, Painéis Funarte, Oficina de Música de Curitiba, I Encontro de Tuba e Eufônio da África do Sul, dentre muitos outros. Destaca-se também a participação em classes em diversas universidades nacionais e internacionais como University of North Georgia (EUA), Faculdade de Artes-Universidad de Chile, Universidad de Villa Maria (Argentina), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Goiás, dentre outras.
Albert desenvolve um intenso trabalho como solista, em recitais e concertos, apresentando-se por diversos países na América do Sul, América do Norte, Europa e África. Atuou como solista frente à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica Unisinos, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Contemporânea do Ceará, Orquestra Sinfônica da Província Santa Fé, Banda Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, dentre outras. Além disso, vem realizando estreias mundiais de diversas obras – muitas delas escritas e dedicadas a ele – pelos compositores Gerardo Gardelin, José Ursicino da Silva “Duda”, Fernando Deddos, Liduino Pitombeira, João Victor Bota, Peter Koval, Beetholven Cunha, Gilson Santos, Marcel Castro Lima, Rodrigo Cicchelli, dentre outros. Suas gravações, sejam concertos ao vivo ou o CD “Tuba Brasilis”, são constantemente transmitidos pelas rádios MEC-RJ e Rádio Cultura-SP.
Foi Tuba Solo da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Orquestra Sinfônica de Santo André, além de ter sido professor visitante do Conservatório de Tatuí.
Atualmente é doutorando em música na Unicamp, aprofundando sua pesquisa sobre a tuba no Brasil. É Mestre em Música pela Unicamp, com uma pesquisa inédita sobre a história da tuba no Brasil e o repertório brasileiro para tuba solo. Possui Bacharelado em Tuba pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Anteriormente, estudou no Conservatório Dr. Carlos de Campos de Tatuí e no Conservatório Maestro Fêgo Camargo em Taubaté. Albert teve como principais professores, Donald Smith e James Gourlay.
Com seu contínuo trabalho pelo desenvolvimento da Tuba no Brasil, Albert é Vice-Presidente e membro fundador da Associação de Eufônios e Tubas do Brasil – ETB, constituída em outubro de 2016.
Seu CD “Tuba Brasilis” é o primeiro álbum brasileiro de tuba, sendo este disco recebido com grande sucesso pela crítica especializada.