Abel Rocha

Diretor Artístico da OSSA – Orquestra Sinfônica de Santo André, desde 2014, junto ao qual recebeu o Prêmio CONCERTO 2020 – Reinvenção na Pandemia, pela programação realizada em 2020.
Nas temporadas de 2011 e 2012, foi Diretor artístico do Teatro Municipal de São Paulo tendo recebido prêmio da crítica especializada pela intensa e inovadora programação lírica da casa, quando foram realizados 17 títulos num período de 18 meses.


Entre 2004 e 2009, teve atuação marcante como diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, onde empreendeu um profundo trabalho de reestruturação artística e administrativa do grupo.


Especialista em ópera, sua posição de destaque no cenário brasileiro se deve também a uma atuação versátil e diversificada, no repertório sinfônico e também na direção musical de espetáculos cênicos, como balés, peças de teatro, e diversos shows e musicais.


Além de sua intensa carreira artística, Abel Rocha é Doutor em Música e desenvolve uma forte atividade na formação de novos regentes, em diversos festivais de música. Atualmente é professor de regência e ópera da Unesp, onde dirige o projeto Fábrica de Óperas, que se destaca pela tradução e realização de títulos em português;  desde 2018 é diretor da oficina de Música de Curitiba, tendo introduzido muitas novidades na programação artística e didática.