** O arco da maneira certa**
A postura correta é fundamental para qualquer músico, tanto para um bom desempenho, quanto para que tocar sem esforço exagerado. No caso específico do violino e da viola, é comum que, depois de se manter por algum tempo o instrumento em uma posição pouco natural, contrariando a ação da gravidade, haja uma tensão corporal. Tensão esta que, no longo prazo, pode gerar problemas, como dores e lesões. Em seus vídeos, que fazem parte do Curso de Pedagogia das Cordas, a violinista e professora e coordenadora pedagógica do Sinos, Carla Rincón, trata especificamente de como passar aos estudantes a postura correta para o arco desses instrumentos.
Carla Rincón é fundadora, líder artística e primeiro violino do Quarteto Radamés Gnattali. Oriunda do projeto Sistema Nacional de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, onde nasceu, Carla foi professora do conservatório Simón Bolivar e construiu uma destacada carreira internacional, como camerista e solista, com apresentações em diversos continentes e em algumas das mais importantes salas de concerto do mundo e participando de gravações importantes – como a das obras integrais para cordas de Radamés Gnattali, Ricardo Tacuchian e Heitor Villa-Lobos. Atualmente ela é a diretora artística e pedagógica da plataforma educativa Brasil de Tuhu e diretora musical e pedagógica do Instituto Zeca Pagodinho, além de fazer parte do corpo docente de grandes festivais, no Brasil e no exterior.
A intenção de suas primeiras aulas no Curso de Pedagogia de Cordas é apoiar os professores para que possam ensinar seus alunos a adquirir e manter uma postura saudável, sem tensões desnecessárias, sem comprometer músculos, tendões e articulações, desde o primeiro contato com o instrumento. “Não é possível construir uma boa técnica e uma carreira duradoura sem uma postura adequada”, diz Carla, que tem como colegas nesse segmento do Sinos Ronildo Alves – nos vídeos que tratam do violoncelo – e Voila Marques – no sobre as posturas para o contrabaixo.