Palco para a melhor expressão

Já está disponível, aqui no site e no canal Arte de Toda Gente, a palestra *Ensino de teatro para surdos: relatório de experiência* com Dinalva Andrade Martins, especialista em Ensino e Interpretação de Libras e Graduada em Licenciatura em Teatro.(Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). A palestra foi gravada durante o VIII Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural – ENAC.

No vídeo, a Dinalva relata a experiência com o ensino de teatro para surdos com base em três cursos de teatro em Libras oferecidos na cidade de Belo Horizonte – criados a partir da percepção sobre a falta de acessibilidade em cursos de teatro, impedindo que muitos Surdos realizassem sua formação na área teatral. “Pensar um curso para essa comunidade é uma forma de proporcionar o acolhimento, tendo em vista que os cursos de teatro de maneira geral são ministrados em língua portuguesa, muitas vezes sem possibilidade de contratação de um profissional intérprete de Libras e sem preparação para receber o aluno surdo”, afirma a especialista. Ela explica que, por ser uma arte de caráter fortemente visual, que aglutina todas as outras artes e linguagens, o teatro tem grande receptividade nas comunidades surdas e pode ser uma proposta eficiente para melhorar sua a expressividade, além de desenvolver habilidades que podem auxiliar, inclusive surdos professores, no desempenho com alunos e tornar seu processo de ensino mais interessante e significativo.

**A palestrante**
Dinalva Andrade Martins é mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ela possui especialização em Libras para Professores e Intérpretes e graduação em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é intérprete de Libras do Espaço do Conhecimento UFMG, museu de ciência de Belo Horizonte, e responsável pelo BHEMLIBRAS, um projeto que desenvolve cursos de teatro, dança e Libras para surdos e intérpretes, além de proporcionar acessibilidade na cultura.