Painel Funarte – UFRJ de Regência Coral em Porto Alegre

Já estão abertas aqui no site as inscrições gratuitas para o Painel Funarte – UFRJ de Regência Coral dePorto Alegre (RS), que acontecerá entre os dias17 e 20de setembro de 2022, no Instituto de Artes da Universidade Federal doRio Grande do Sul – UFRGS, em Porto Alegre. O cursoé voltado para a capacitação em direção de corosadultos mistos e será ministrado pelos professores Andrea Adoure Vladimir Silva.

Durante o curso,serão abordados aspectos relativos à regência coral, dinâmica de ensaio, técnica vocal, leitura de repertório, bem como a prática musical com cantores participantes do Painel. . Estão disponíveis80 vagas e as inscrições devem ser feitas através do site do Um Novo Olhar –www.umnovoolhar.art.br. Os Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral estão sendo promovidos presencialmente, ao longo de 2022,aconteceramem Campina Grande (PB)e serão também promovidos emCampo Grande(MS), entre 30 de agosto e 2 de setembro próximos. Depois de Porto Alegre, ele chegará aoutros estados. Locais e datas serão oportunamente divulgados aqui no site. Confira a seguir a programação completa do Painel.

Programação:

17 a 19 (sábado, domingo e segunda)

9:00h às 10:30h – Técnica Vocal

11:00h às 12:30h – Regência, dinâmica de ensaio

14:00h às 15:30h – Leitura de repertório com regentes

16:00h às 17:30h – Prática com coro

20/09 (terça)

9:00h às 10:30h – Técnica Vocal

11:00h às 12:30h – Regência, dinâmica de ensaio

16:00h às 17:30h – Ensaio Geral

18:00h às 19:30h – Concerto de Encerramento

Descrição das atividades:

Técnica Vocal –professor: Andrea Adour

Fisiologia da voz, respiração, postura, exercícios de aquecimento vocal e vocalises voltados ao desenvolvimento tecno-vocal e a construção da sonoridade do coro.

Regência, dinâmica de ensaio –professora: Vladimir Silva

Técnicas de regência, gestual, exercícios práticos aplicados ao repertório coral, estratégias para planejamento e dinâmica de ensaio.

Leitura de Repertório –professores: Andrea Adour e Vladimir Silva

Ampliação do repertório com obras de compositores brasileiros e estrangeiros, arranjos do folclore nacional e internacional. Estratégias didáticas na leitura de repertório para coro misto.

Prática de Coro –professores: Andrea Adour e Vladimir Silva

Vivência prática com coro adulto.

Ensaio Geral –professores: Andrea Adour e Vladimir Silva

Reconhecimento e posicionamento de palco para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos durante a semana.

Apresentação de Trabalho –professores: Andrea Adour e Vladimir Silva

Apresentação pública do repertório trabalhado durante o curso.

Os professores:

Andrea Adouré mestre em Música/Canto pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) edoutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Professora efetiva da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é Professora Associada do Departamento Vocal da Escola de Música da UFRJ e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Música (PPGM) na UFRJ. Coordena o projeto e grupo de pesquisa e extensão Africanias, tema que pesquisa desde 2004. Na UFRJ, atuou como Chefe de Departamento, Coordenadora da Licenciatura, Diretora de Graduação, Diretora de Extensão e Vice-Diretora. Coordenou o Projeto Ópera na UFRJ entre 2014 e 2022. Atualmente atua como Superintendente de Difusão Cultural no Forum de Ciência e Cultura. Como intérprete, privilegia o repertório camerístico dos séculos XX e XXI, integrando há 27 anos o Duo Adour (violão e voz) e o Duo Rio de Ouro com o pianista Cesar Maia Buscacio (UFOP), com quem desenvolve pesquisa sobre as Sonoridades Históricas.

Vladimir Silva é tenor, regentee doutor em Música pela Louisiana State University (EUA). Como regente, solista e conferencista já atuou na Argentina, França, Itália, Áustria, Alemanha, Portugal, Colômbia, Espanha e Estados Unidos. Como professor convidado, lecionou em diversas universidades brasileiras e no exterior, nos Painéis Funarte de Regência Coral e nos Festivais de Música de Goiás, Londrina e Brasília. Como compositor, tem peças publicadas pela Funarte e Gentry Publications/Hal Leonard (EUA). Estreou obras de Eli-Eri Moura, Liduino Pitombeira, Beetholven Cunha, Reginaldo Carvalho e Danilo Guanais. Deste último, regeu a world première da Missa de Alcaçus, no Carnegie Hall (EUA). Seus artigos estão publicados no Choral Journal, Per Musi, Musica Hodie, ICTUS, Opus e European Review of Academic Studies. Foi membro do Conselho de Cultura da Paraíba (2011-2013). Atualmente, é professor nos cursos de graduação (UFCG) e pós-graduação (Mestrado em Música UFPB), bem como Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Campina Grande e presidente da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros (ABRACO).

Foto de abertura- Arte sobre foto de Nadejda da Costa